5 ferramentas de gerenciamento de obras que você deve utilizar
Você já se viu de frente a um problema que sabia que poderia ter sido evitado se tivesse tomado alguns cuidados básicos? Já teve a sensação de que não sabe exatamente o que está acontecendo nos canteiros de obras da sua construtora? É muito comum que engenheiros de obra tenham muito controle sobre o que veem, mas falham em reportar ou registrar o que acontece. Por isso, viemos trazer hoje 5 ferramentas de gerenciamento de obras para você controlar também o que não vê!
[download_after_email id=”1890″]
Veja mais técnicas de gerenciamento apresentadas em outros artigos desse blog:
- Utilização de gráficos previstos e realizado e cronograma físico-financeiro
- Orçamentação com a utilização da curva S, curva ABC
- Etapa de equipes com a utilização de histogramas e matriz de responsabilidade
- Lean construction com as programações médio e curto prazo
1. Diário de obra
Diário de obras é o documento usado principalmente em obras e projetos de construção, para registrar diariamente informações sobre o dia de trabalho na obra, funciona como uma espécie de memorial do canteiro de obra.
É no diário de obras que se registra, por exemplo, as principais atividades executadas no dia, o uso e a disponibilidade de recursos, o efetivo da obra, as locações de máquinas e equipamentos e a sua utilização no dia, condições climáticas, os acidentes de trabalho, comentários do Contratante/Fiscalização e do Contratado, principais problemas não previstos que impediram a execução de algum serviço ou tarefa, em quais áreas foi executado o trabalho.
O diário de obras devidamente preenchido, é um documento indispensável para manter bons registros da obra para consultas futuras, formulação de lições aprendidas e costuma ser o principal instrumento para esclarecer dúvidas sobre a obra.
2. Controle de frequência de eventos e dos colaboradores
Um controle de frequência quando apontado de forma correta ajuda no acompanhamento da obra, facilitando a identificação de setores com dificuldades e interferências, de forma a facilitar a tomada de decisões para diminuir gastos e melhorar produtividade, garantindo melhor distribuição de recursos e criando um histórico de referência para próximas obras.
3. Planilha de gerenciamento e medição de serviços
Planilha de medição é um documento muito importante para o controle da obra, pois serve para apontar a evolução da produção da obra executada por cada empresa. Esta ferramenta é muito útil para acompanhar e comparar os itens do contrato, seus valores executados e previstos em contrato. Esta ferramenta também pode ser utilizada para analisar o ritmo de sua obra, quando utilizada em conjunto com as outras ferramentas de controle de obras.
4. Relatório de serviços adicionais na obra
O relatório de serviços adicionais é muito importante, pois ele serve como ferramenta de controle dos serviços não previstos em escopo, sendo muito
importante tanto para a contratante como para a contratada, para que seja acertado o todas as etapas não previstas inicialmente no escopo.
5. Planilha de equalização de propostas e Planilha de análise técnica de soluções
A equalização de propostas é muito importante para a fase de aquisição de produtos e até mesmo contratação de serviços, pois nem sempre
as propostas enviadas apresentam o mesmo escopo. Sendo assim necessário realizar-se uma equalização de propostas, de forma a colocar as postas em uma mesma base para que seja possível compara-las e selecionar a que atender de forma mais satisfatória o escopo. A planilha de análise técnica de soluções funciona como um complemento para a planilha de equalizações de propostas, está levando em consideração os aspectos técnicos das possíveis propostas e soluções a serem adotados.
O uso prático das ferramentas de gerenciamento de obras
Agora chegou a hora de você por em prática o que conversamos aqui e começar a ver os resultados!
Faça o download dos modelos abaixo e nos conte suas impressões!
[download_after_email id=”1890″]