Equipe de obra e otimização de canteiro

Na hora de planejar o canteiro de obra, você pensa em quantas pessoas vão usar as instalações ou apenas faz o padrão? Já viu aquele momento em que a obra está cheia de gente, seguido de um momento que parece que não tem ninguém? Será que o gestor do projeto ou da obra soube conciliar a equipe de obra e otimização de canteiro?

Pois é, se você não planejar bem, seu canteiro sofrerá tanto na parte financeira porque vai ficar grande, ou na logística porque vai ficar pequeno para tanta gente. Veja a seguir algumas dicas que a equipe da Zinz trouxe para você!

Equipe de obra otimização de canteiro zinz

Equipes de trabalho ou equipes de obra

A definição das equipes de trabalho que irão executar os diversos serviços presentes em uma obra é parte integrante do planejamento [link do post de planejamento] , já que esta afeta em muitos aspectos o custo e prazo do empreendimento, além da concepção e logística do canteiro de obras.

Quanto mais trabalhadores forem alocados para uma tarefa, mais rápido ela será feita, a não ser que essa quantidade seja tão grande que se torne contra-producente em termos de logística e o custo diário de pessoal acabe ficando caro demais para o trabalho que é feito, já que a produtividade cai.

Então, essa proporção deve ser meticulosamente planejada para atingir um pico de eficiência.

Na mesma linha, quanto mais pessoas houverem trabalhando ao mesmo tempo, maior deve ser a estrutura de banheiros, vestiários, refeitório, etc, então o ideal é que essa definição e a montagem do cronograma se “conversem”, para uniformizar o histograma (já veremos o que é isso) em um número de pessoas razoável e compatível com o tamanho da obra.

O que é histograma?

O histograma é um gráfico e uma ferramenta usada para medir a distribuição de frequência. Quem criou essa noção foi o matemático britânico Karl Pearson em 1895. Estudiosos dizem que a palavra teria surgido do termo inglês historical diagram (diagrama histórico).

Ele e muito usado em estatística, mas seus conceitos cabem como uma luva na construção civil.

Em nosso ramo, o histograma é principalmente usado para prever e medir quantas pessoas estarão trabalhando em um empreendimento ao mesmo tempo se o cronograma proposto for seguido, como no exemplo:

Otimizar canteiro histograma equipe de obra zinz

Por que otimizar equipe de obra?

O custo de um canteiro de obras está diretamente ligado ao seu layout, assunto esse post.

A parte que nos importa agora é principalmente, referente às áreas de vivência, por exemplo:

  • Banheiros
  • Vestiário
  • Dormitório
  • Cozinha
  • Refeitório

A NR-18, norma regulamentadora das condições de segurança e saúde no trabalho na indústria da construção, dita áreas e quantidades mínimas que os elementos do canteiro devem seguir. É importante perceber que, a não ser que você planeje um canteiro dinâmico, cada elemento será dimensionado para a maior quantidade de pessoas na obra, ou seja, no pico do histograma.

Quanto melhor dimensionadas as áreas, mais enxuta e, portanto, mais barata a instalação do canteiro.

Utilizando o histograma para montar as equipes de obra

Para a montagem das equipes, é necessário ter-se elencado todos os serviços, informação presente no orçamento.

Coloquemos como exemplo uma obra em que a maioria das tarefas será terceirizada ou mesmo uma em que as equipes são unidisciplinares. Ou seja, cada trabalhador fará um trabalho específico e sai da obra, o que é o cenário “ideal” para montar um canteiro otimizado

Sabendo isso, deve-se incluir um engenheiro, um mestre-de-obras, um servente e um estagiário contratados pela construtora para fazer os serviços de administração da obra, controle de qualidade, medições e limpezas gerais, entre outros que seriam difíceis de contabilizar em uma empreitada.

Engenheiros usando diagramas para calcular custos equipes de obra canteiro zinz

A quantificação de equipes é feita a partir da proporção entre profissionais e serventes e o montante do serviço.
Por exemplo: em uma execução de alvenaria, é necessário um servente para cada profissional, para que este seja abastecido com blocos e argamassa e não precise se deslocar, mantendo o rendimento alto.

Uniformizando o histograma de obra

A fim de uniformizar o histograma e diminuir os picos ou vales de pessoas na obra, temos as seguintes alternativas:

  • Atrasar ou adiantar atividades, levando em conta sempre a linha-de-base e as atividades predecessoras
  • Alterar o método construtivo de certas atividades para diminuir a quantidade de pessoas necessárias no canteiro
  • Alternar turnos entre atividades: alguns serviços podem ser feitos em horários alternativos, como à noite, como a regularização pós concretagem de lajes

Tudo isso deve ser analisado pelo engenheiro responsável em conjunto com o responsável pelo orçamento da obra para não afetar as entregas e a qualidade do produto final!

Ficou clara a importância do planejamento da equipe de obra e otimização de canteiro para a economia de tempo, risco e custos? Nos conte nos comentários!

Cadastre-se para receber os novos posts!

Cadastre-se para receber os novos posts!

1 comentário em “Equipe de obra e otimização de canteiro”

  1. Pingback: Por que chuva atrasa o cronograma de obra? | Zinz

Deixe um comentário