Como limpar piso laminado: a limpeza sem danificar o material
O piso laminado, como falamos nesse post, é um dos materiais mais procurados hoje em dia. Isso se dá pela facilidade de instalação, aparência versátil, preço, entre outras características importantes. Por outro lado, ele é bastante sensível e, por isso, demanda certa atenção na hora da limpeza rotineira. Nesse post, vamos te ensinar como limpar piso laminado e mantê-lo sempre com aquele aspecto de novo! É fácil!
O que eu NÃO devo usar?
Tão importante quanto o que usar é o que não usar, concorda?
Se o material errado for usado, é possível que esse dano não possa ser revertido depois. Não é recomendado aplicar água em abundância diretamente ou por panos encharcados no piso porque ele pode “estufar” devido à sua natureza flexível.
Evite ao máximo:
- Abrasivos como lixas, esponjas de aço e enceradeiras podem gerar riscos no piso laminado
- Bicarbonato pode deixar um resultado esbranquiçado, que é muito perceptível e pode estragar o look do ambiente todo
A preparação antes da limpeza do piso laminado
Já falamos que materiais abrasivos geram arranhões no piso e, por isso, é recomendado passar aspirador de pó ou vassouras com cerdas de pelo. As vassouras comuns podem levantar o pó sem efetivamente retirá-lo do ambiente, prejudicando a limpeza. Essa dica é especialmente importante em locais que acumulam muita poeira, como áreas com bastante circulação.
Agora vamos à tão esperada etapa:
Certo, mas como limpar piso laminado?
Você vai precisar de:
- Um pano de microfibra (ou dois, já explico o porquê)
- Um balde de água
- Detergente neutro
- Misture uma colher de sopa de detergente para cada 4 litros de água. Parece estranho, mas a ideia é que fique bem diluído mesmo.
- Em seguida, molhe o pano na solução e torça bem a ponto de ele não pingar mais. Então passe o pano levemente no piso no sentido da régua.
- É aí que entra o segundo pano. Se houver pessoas alérgicas ou animais de estimação, recomendamos uma segunda solução. Misture três colheres de sopa de vinagre de vinho branco a cada litro de água e passe no piso da mesma forma que fez da primeira vez.
- Espere o piso secar antes de andar sobre ele.
Meu piso está manchado, e agora?
Agora vamos para a parte mais delicada do piso laminado, que é limpar manchas. Há vários tipos de manchas, algumas fáceis de remover e algumas bem difíceis.
Para as mais fáceis, a solução padrão, que falamos há pouco, deve ser suficiente. Sempre faça movimentos suaves e não aplique muita força.
Já para as manchas difíceis de remover, como manchas de tinta ou de caneta, recomendamos uma solução à base de álcool, como acetona. Lembre-se de molhar o pano e então aplicar no piso.
Agora é com você
Siga esses passos e garanta a durabilidade do seu piso! Não esqueça de comentar se você tiver outras alternativas para como limpar piso laminado!
Para saber mais sobre piso laminado e a diferença dele para o piso vinílico, veja esse post!