Lean Construction: a construção enxuta

Talvez você já tenha ouvido falar sobre manufatura enxuta, então já tem uma ideia de que isso pode ser aplicado para inúmeras áreas. Quer aprender a arte de fazer mais com menos, em menos tempo e melhor? Então continua lendo que hoje vamos falar sobre lean construction: a construção enxuta e ainda dar alguns exemplos.

O que é lean production, ou manufatura enxuta?

Esse termo engloba um conjunto de conceitos e práticas que define o Toyotismo, ou o Sistema Toyota de Produção, cujo principal objetivo é reduzir custos de produção para ter produtos com mais qualidade e com um maior valor ao cliente.

Sistema toyotismo manufatura enxuta linha de produção zinz

O Toyotismo teve início nas fábricas da Toyota (er…) após a 2ª Guerra Mundial, em que o Japão havia sido devastado e precisava se recuperar social, política e economicamente. A Toyota tinha intenção de fabricar automóveis e trazer a evolução para o país, como vinha acontecendo nos Estados Unidos. Porém, como eles não tinham os recursos no mesmo volume, não poderiam trabalhar da mesma forma, com produção em massa e grandes estoques de matéria-prima, devido ao investimento inicial alto.

Então, o Toyotismo surgiu com a proposta de reinventar o já muito conhecido Fordismo, que utilizava altos estoques, de certa forma que o fluxo de caixa seria constante e que conseguisse atender às diversas demandas. Foi então que criaram o Sistema Toyota de Produção, nomeado anos depois de lean, “enxuto” em português, por conta da redução de quantidade, custos e tempo.

A indústria da construção, que não é boba, pegou essa filosofia de produção e criou a lean construction: a construção enxuta

Aplicação da lean construction na fase de projetos

Durante a fase de concepção dos projetos, o foco é reduzir a variabilidade do produto, simplificar o número de passos e partes separadas. Isso é feito através de uma otimização da estrutura para que tenham tamanhos iguais ou modulares, na medida do possível. Isso é para que possa haver reutilização de formas, evitar possíveis erros de leitura de projeto e facilitar e agilizar a execução destes elementos conforme a repetição.

As medidas devem ser todas modulares, ou seja, terem dimensão divisível por 10 cm por conta da disponibilidade maior desses tamanhos nas esquadrias e em outros produtos a serem instalados.

Esse trabalho também será feito nos projetos complementares (hidráulico, elétrico, estrutural, ac …) para atingir o máximo de padronização possível a fim de reduzir as variabilidades e simplificar o número de passos e partes. O intuito é o de melhorar o rendimento dos serviços e a qualidade final do produto e diminuir possíveis falhas e retrabalhos.

Na fase projetos, a principal mentalidade a ser utilizada é a do BIM. A modelagem em BIM dos projetos complementares leva a:

  • Gerar um detalhamento mais preciso e padronizado
  • Obter quantitativos mais precisos e realistas do que será utilizado em obra
  • Realizar a compatibilização dos projetos a fim de encontrar melhores soluções para a integração dos projetos, evitando assim as interferências entre projetos e eventuais improvisações em obra
  • Facilitar a realização de um ASBUILT no decorrer da obra

Os métodos construtivos aliados à manufatura enxuta

Durante a seleção dos métodos construtivos, o foco é reduzir o tempo de ciclo das atividades, simplificar o número de passos e partes. Por exemplo, ao utilizar o método de construção com drywall no interior dos apartamentos de um edifício residencial, poderemos ter as seguintes vantagens:

  • Enxutar a construção destas paredes, tanto quanto a custo, quanto a tempo e limpeza da obra;
  • Diminuir o custo se considerarmos a menor carga das paredes na estrutura e a não necessidade de emboço;
Steel frame métodos construtivos aliados à construção enxuta zinz

A aplicação da lean construction no canteiro de obras

Durante a aplicação em obra o foco é a reduzir atividades que não agregam valor, reduzir a variabilidade, reduzir o tempo de ciclo, simplificar o número de passos e partes, melhorar transparência do processo, focar no controle do processo global e introduzir melhoria continua no processo.
Por exemplo, se uma construtora resolver comprar todo o aço já cortado e dobrado de forma, poderá ter as seguintes vantagens:

  • Eliminação de banca de corte e dobra e dos equipamentos correspondentes;
  • Diminuição massiva de perdas de aço
  • Diminuição da estrutura logística dentro do canteiro, pela não necessidade de movimentar barras até a banca de corte e dobra e desta para a montagem
  • Diminuição do quadro de funcionários especializados, necessitando agora, apenas de montadores de armadura

Durante a construção, deve-se prestar muita atenção aos sistemas complementares (hidráulico, elétrico, ar-condicionado, etc) para que sejam dispostas as esperas de forma correta, a fim de evitar retrabalho, que é o principal objetivo da lean Construction: a construção enxuta

Métodos ágeis: Kan ban e just-in-time

Para reduzir o tempo de ciclo, melhorar transparência do processo e focar no controle do processo global, podem ser utilizadas tecnologias como os sistemas logísticos Kan ban e Just-in-Time, mesmo em conjunto. Isso:

  • Facilita o controle do fluxo de produção
  • Impede grandes estoques
  • Reduz perdas
  • Melhora o controle do desperdício nas frentes de trabalho
  • Evita despesas desnecessárias

Células de produção na lean construction: a construção enxuta

As células de produção, que em conjunto com o sistema de Kan ban e Just-in-time ajudam a reduzir atividades que não agregam valor, na redução do tempo de ciclo de processo e melhorar o foco no processo global.

Células de produção são locais onde são realizados trabalhos padronizados, como a produção de kits de hidráulica, que consistem na montagem prévia dos misturadores de torneiras, ligações dos registros, misturadores e cano do chuveiro, entre outros kits de hidráulica, kits de esquadrias.

O objetivo é sempre buscar uma padronização nestes kits, maior agilidade na produção dos mesmos e facilidade na hora de implantação dos kits no local definitivo em obra.

A técnica do 5S

O 5s é uma das ferramentas do pensamento Lean Construction que nos ajuda a criar a cultura da disciplina, identificar problemas e gerar oportunidades para melhorias. A proposta do 5s (assim como algumas outras ferramentas lean) é reduzir o desperdício de recursos e espaço de forma a aumentar a eficiência operacional.

Um pessoa deve ser designada responsável pela implantação do programa 5S de forma macro na obra e este eleger um responsável dentro de cada setor da obra, que irão auxiliá-lo a implantar o programa 5S em cada equipe.

Para facilitar a implantação do sistema 5S, pode ser feita uma implantação por etapas de forma realista sempre buscando conciliar a execução e implementação do programa.

Pontos importantes para a efetividade do programa:

  • Utilizar ferramentas visuais para facilitar a disseminação da prática do programa 5S
  • Criação e manutenção de rotinas de limpeza e organização da obra além da instituição de bonificações a partir de parâmetros mensuráeis

Sistemas de controle e previsão de obra

As melhores empresas aplicam também alguns sistemas de controle de obras que possuem como foco melhorar a transparência do processo para todos os envolvidos, focar no controle do processo global e introduzir a melhoria continua no processo.

Look ahead

Planejamento de médio prazo, cerca de 4 a 6 semanas, que busca antecipar todas as atividades a serem realizadas, identificar que as atividades relacionadas tanto como atividades predecessoras, constituintes e auxiliares, estipular prazos e definir responsáveis pela a finalização de cada uma das atividades relacionadas assim gerando uma lista de restrições.

Tabela 7. Modelo de Look Ahead (AUTORES, 2017)

Modelo de look ahead lean construction zinz
Modelo de Look ahead

Last Planner

A aplicação do Last Planner se trata de planejamento de curto prazo, cerca de 1 ou 2 semanas, no máximo. Tem como função ser um planejamento o mais realista possível, pois busca participação e comprometimento das partes interessadas desde a sua concepção até o seu controle, também tem como função de transparência através da disseminação do plano daquilo que está sendo realizado tanto a fim de gerar motivação, como reforçar o comprometimento, fazendo com que todos se sintam responsáveis por este plano.

Modelo de last planner construção enxuta zinz
Modelo de Last Planner

Percentual de Planos Concluídos – PPC

Percentual de planos concluídos é parte da avaliação do processo de planejamento e controle da execução. Nele é levantando, a partir de quais dias, estava previsto para a realização de cada uma das atividades e quando ela foi realmente executada, dando então uma nota 0 ou 1. 0 caso não tenha sido executado nos dias que foi previsto da forma que foi previsto, mesmo que tenha sido executado na mesma semana e no mesmo tempo total previsto, e 1 caso atenda os dias que foram previstos e equipe prevista para a atividade.

Caso a nota tenha sido 0, é necessário levantar qual o motivo para isso ter ocorrido, tentando qualificar esse motivo dentro de uma série de motivos já listados ou criando um novo, a fim de melhorar os planejamentos futuros.

Deve haver um responsável dentro da obra para realizar os planejamentos e realizar o controle dos percentuais de planos concluídos, este terá a função de coordenar as reuniões de concepção dos planejamentos de curto e médio prazo.

No que diz respeito ao planejamento de curto prazo, este será responsável por buscar participação e engajamento dos responsáveis por cada uma das etapas, formalizar e disseminar os planejamentos para toda a equipe, realizar o controle de cada uma das atividades e realizar o controle do programado/executado e identificar os problemas que surgiram durante cada uma das etapas, buscar soluções e formas de otimizar o planejamento e a execução das próximas atividades a fim de se respeitar os planejamentos de médio e longo prazo.

Agora é hora de aplicar a lean Construction: a construção enxuta

Com o que discutimos aqui, você já deve ter uma base para entender o que deve ser feito nas suas obras e como. Existem dezenas de livros e publicações sobre o assunto, as uma coisa eu garanto, vale a pena!

Gostou desse conteúdo? Se increva abaixo para receber direto no seu email mais artigos como esse!

2 comentários em “Lean Construction: a construção enxuta”

  1. Pingback: 123movies

  2. Pingback: Construção tradicional ou construção a seco na reforma? | Zinz

Deixe um comentário