Lean Construction: a construção enxuta
Talvez você já tenha ouvido falar sobre manufatura enxuta, então já tem uma ideia de que isso pode ser aplicado para inúmeras áreas. Quer aprender a arte de fazer mais com menos, em menos tempo e melhor? Então continua lendo que hoje vamos falar sobre lean construction: a construção enxuta e ainda dar alguns exemplos.
O que é lean production, ou manufatura enxuta?
Esse termo engloba um conjunto de conceitos e práticas que define o Toyotismo, ou o Sistema Toyota de Produção, cujo principal objetivo é reduzir custos de produção para ter produtos com mais qualidade e com um maior valor ao cliente.
O Toyotismo teve início nas fábricas da Toyota (er…) após a 2ª Guerra Mundial, em que o Japão havia sido devastado e precisava se recuperar social, política e economicamente. A Toyota tinha intenção de fabricar automóveis e trazer a evolução para o país, como vinha acontecendo nos Estados Unidos. Porém, como eles não tinham os recursos no mesmo volume, não poderiam trabalhar da mesma forma, com produção em massa e grandes estoques de matéria-prima, devido ao investimento inicial alto.
Então, o Toyotismo surgiu com a proposta de reinventar o já muito conhecido Fordismo, que utilizava altos estoques, de certa forma que o fluxo de caixa seria constante e que conseguisse atender às diversas demandas. Foi então que criaram o Sistema Toyota de Produção, nomeado anos depois de lean, “enxuto” em português, por conta da redução de quantidade, custos e tempo.
A indústria da construção, que não é boba, pegou essa filosofia de produção e criou a lean construction: a construção enxuta
Aplicação da lean construction na fase de projetos
Durante a fase de concepção dos projetos, o foco é reduzir a variabilidade do produto, simplificar o número de passos e partes separadas. Isso é feito através de uma otimização da estrutura para que tenham tamanhos iguais ou modulares, na medida do possível. Isso é para que possa haver reutilização de formas, evitar possíveis erros de leitura de projeto e facilitar e agilizar a execução destes elementos conforme a repetição.
As medidas devem ser todas modulares, ou seja, terem dimensão divisível por 10 cm por conta da disponibilidade maior desses tamanhos nas esquadrias e em outros produtos a serem instalados.
Esse trabalho também será feito nos projetos complementares (hidráulico, elétrico, estrutural, ac …) para atingir o máximo de padronização possível a fim de reduzir as variabilidades e simplificar o número de passos e partes. O intuito é o de melhorar o rendimento dos serviços e a qualidade final do produto e diminuir possíveis falhas e retrabalhos.
Na fase projetos, a principal mentalidade a ser utilizada é a do BIM. A modelagem em BIM dos projetos complementares leva a:
- Gerar um detalhamento mais preciso e padronizado
- Obter quantitativos mais precisos e realistas do que será utilizado em obra
- Realizar a compatibilização dos projetos a fim de encontrar melhores soluções para a integração dos projetos, evitando assim as interferências entre projetos e eventuais improvisações em obra
- Facilitar a realização de um ASBUILT no decorrer da obra
Os métodos construtivos aliados à manufatura enxuta
Durante a seleção dos métodos construtivos, o foco é reduzir o tempo de ciclo das atividades, simplificar o número de passos e partes. Por exemplo, ao utilizar o método de construção com drywall no interior dos apartamentos de um edifício residencial, poderemos ter as seguintes vantagens:
- Enxutar a construção destas paredes, tanto quanto a custo, quanto a tempo e limpeza da obra;
- Diminuir o custo se considerarmos a menor carga das paredes na estrutura e a não necessidade de emboço;
A aplicação da lean construction no canteiro de obras
Durante a aplicação em obra o foco é a reduzir atividades que não agregam valor, reduzir a variabilidade, reduzir o tempo de ciclo, simplificar o número de passos e partes, melhorar transparência do processo, focar no controle do processo global e introduzir melhoria continua no processo.
Por exemplo, se uma construtora resolver comprar todo o aço já cortado e dobrado de forma, poderá ter as seguintes vantagens:
- Eliminação de banca de corte e dobra e dos equipamentos correspondentes;
- Diminuição massiva de perdas de aço
- Diminuição da estrutura logística dentro do canteiro, pela não necessidade de movimentar barras até a banca de corte e dobra e desta para a montagem
- Diminuição do quadro de funcionários especializados, necessitando agora, apenas de montadores de armadura
Durante a construção, deve-se prestar muita atenção aos sistemas complementares (hidráulico, elétrico, ar-condicionado, etc) para que sejam dispostas as esperas de forma correta, a fim de evitar retrabalho, que é o principal objetivo da lean Construction: a construção enxuta
Métodos ágeis: Kan ban e just-in-time
Para reduzir o tempo de ciclo, melhorar transparência do processo e focar no controle do processo global, podem ser utilizadas tecnologias como os sistemas logísticos Kan ban e Just-in-Time, mesmo em conjunto. Isso:
- Facilita o controle do fluxo de produção
- Impede grandes estoques
- Reduz perdas
- Melhora o controle do desperdício nas frentes de trabalho
- Evita despesas desnecessárias
Células de produção na lean construction: a construção enxuta
As células de produção, que em conjunto com o sistema de Kan ban e Just-in-time ajudam a reduzir atividades que não agregam valor, na redução do tempo de ciclo de processo e melhorar o foco no processo global.
Células de produção são locais onde são realizados trabalhos padronizados, como a produção de kits de hidráulica, que consistem na montagem prévia dos misturadores de torneiras, ligações dos registros, misturadores e cano do chuveiro, entre outros kits de hidráulica, kits de esquadrias.
O objetivo é sempre buscar uma padronização nestes kits, maior agilidade na produção dos mesmos e facilidade na hora de implantação dos kits no local definitivo em obra.
A técnica do 5S
O 5s é uma das ferramentas do pensamento Lean Construction que nos ajuda a criar a cultura da disciplina, identificar problemas e gerar oportunidades para melhorias. A proposta do 5s (assim como algumas outras ferramentas lean) é reduzir o desperdício de recursos e espaço de forma a aumentar a eficiência operacional.
Um pessoa deve ser designada responsável pela implantação do programa 5S de forma macro na obra e este eleger um responsável dentro de cada setor da obra, que irão auxiliá-lo a implantar o programa 5S em cada equipe.
Para facilitar a implantação do sistema 5S, pode ser feita uma implantação por etapas de forma realista sempre buscando conciliar a execução e implementação do programa.
Pontos importantes para a efetividade do programa:
- Utilizar ferramentas visuais para facilitar a disseminação da prática do programa 5S
- Criação e manutenção de rotinas de limpeza e organização da obra além da instituição de bonificações a partir de parâmetros mensuráeis
Sistemas de controle e previsão de obra
As melhores empresas aplicam também alguns sistemas de controle de obras que possuem como foco melhorar a transparência do processo para todos os envolvidos, focar no controle do processo global e introduzir a melhoria continua no processo.
Look ahead
Planejamento de médio prazo, cerca de 4 a 6 semanas, que busca antecipar todas as atividades a serem realizadas, identificar que as atividades relacionadas tanto como atividades predecessoras, constituintes e auxiliares, estipular prazos e definir responsáveis pela a finalização de cada uma das atividades relacionadas assim gerando uma lista de restrições.
Tabela 7. Modelo de Look Ahead (AUTORES, 2017)
Last Planner
A aplicação do Last Planner se trata de planejamento de curto prazo, cerca de 1 ou 2 semanas, no máximo. Tem como função ser um planejamento o mais realista possível, pois busca participação e comprometimento das partes interessadas desde a sua concepção até o seu controle, também tem como função de transparência através da disseminação do plano daquilo que está sendo realizado tanto a fim de gerar motivação, como reforçar o comprometimento, fazendo com que todos se sintam responsáveis por este plano.
Percentual de Planos Concluídos – PPC
Percentual de planos concluídos é parte da avaliação do processo de planejamento e controle da execução. Nele é levantando, a partir de quais dias, estava previsto para a realização de cada uma das atividades e quando ela foi realmente executada, dando então uma nota 0 ou 1. 0 caso não tenha sido executado nos dias que foi previsto da forma que foi previsto, mesmo que tenha sido executado na mesma semana e no mesmo tempo total previsto, e 1 caso atenda os dias que foram previstos e equipe prevista para a atividade.
Caso a nota tenha sido 0, é necessário levantar qual o motivo para isso ter ocorrido, tentando qualificar esse motivo dentro de uma série de motivos já listados ou criando um novo, a fim de melhorar os planejamentos futuros.
Deve haver um responsável dentro da obra para realizar os planejamentos e realizar o controle dos percentuais de planos concluídos, este terá a função de coordenar as reuniões de concepção dos planejamentos de curto e médio prazo.
No que diz respeito ao planejamento de curto prazo, este será responsável por buscar participação e engajamento dos responsáveis por cada uma das etapas, formalizar e disseminar os planejamentos para toda a equipe, realizar o controle de cada uma das atividades e realizar o controle do programado/executado e identificar os problemas que surgiram durante cada uma das etapas, buscar soluções e formas de otimizar o planejamento e a execução das próximas atividades a fim de se respeitar os planejamentos de médio e longo prazo.
Agora é hora de aplicar a lean Construction: a construção enxuta
Com o que discutimos aqui, você já deve ter uma base para entender o que deve ser feito nas suas obras e como. Existem dezenas de livros e publicações sobre o assunto, as uma coisa eu garanto, vale a pena!
- Logística, sistema toyota de produção e suas implicações na construção civil
- Gestão de Projetos e Lean Construction:: Uma Abordagem Prática e Integrada
- Gerenciamento de Obras. Boas Práticas Para a Melhoria da Qualidade e da Produtividade
Gostou desse conteúdo? Se increva abaixo para receber direto no seu email mais artigos como esse!