A maior plataforma de contratação de construtoras

Desperdício de materiais em obras: como minimizar os impactos

A construção civil é conhecida pela sujeira, pelos seus métodos artesanais e até por mão-de-obra pouco qualificada. Além de ser uma péssima imagem, se comparada a indústria mecânica, por exemplo, isso tudo leva a um grande impacto na cadeia produtiva: desperdício de materiais de obras.

Em média, o volume de material gasto em obras a mais do que o necessário é de 8%

Zinz desperdício de materiais em obras perdas canteiro de obras organização

Nesse artigo, vamos dar alguma dicas de como minimizar esses desperdícios, que são financeiros e logísticos, mas principalmente, ambientais, já que a construção é uma das indústrias que mais impactam o meio ambiente.

Não por acaso, esse tópico tem sido muito abordado mundo afora. No Brasil, a resolução CONAMA nº 307 dispõe sobre política nacional referente à destinação de resíduos sólidos gerados pela construção civil, a fim de diminuir o dano causado pela nossa indústria.

Origens do desperdício de materiais

Podemos separar as origens desse problema em:

Planejamento, planejamento, planejamento

Já falamos aqui no blog sobre o planejamento de obras com foco na logística, mas os princípios são os mesmos:

1. Analise os projetos de forma minuciosa

Quando da construção de um produto imobiliário, tenha muito claro em mente o escopo e as medidas para evitar trabalhos que não geram valor para o negócio.

Zinz Projeto de construção análise para evitar perda e desperídicio de materiais e obra

2. Cote e compre materiais de obra com eficiência

O desperdício do material vem, também, da compra inadequada de itens, seja no tempo errado, ou mesmo na quantidade e qualidade errados. Cote e compre com ajuda de profissionais, como a plataforma de cotações da Zinz

3. Estoque os materiais em obra da forma adequada, para evitar que estraguem

Muitas obras deixam sacos de cimento sobre o solo ou em local, úmido, o que inutiliza a carga toda, por exemplo. Evite esses problemas planejando bem o canteiro.

4. Alinhe os processos

Faça ficar bastante claro a todos os envolvidos como cada material deve ser usado, para que não seja necessário retrabalho.

Controle e organize o canteiro

Mantenha o estoque organizado, próximo a onde os materiais serão utilizados, com um bom “caminho” até chegar lá, etc. Esse artigo contém várias dicas sobre layout ótimo de canteiros, vale a pena conferir! Elas são dicas logísticas, mas que influenciam na perda por quebra e perda de tempo.

Contrate mão-de-obra qualificada

Um profissional de que não sabe trabalhar com um certo material, seja ele comum, como tijolo e argamassa, ou mais novo, como drywall, vai estragar a matéria prima, vai gerar desperdício em obra e retrabalho. Por isso, avalie muito bem e contrate pessoas ou empresas com experiência e referências.