7 dicas para economizar na obra ou reforma
Se você já fez obra, sabe que controlar o custo é uma das partes mais difíceis do processo. Toda reforma ou construção começa com uma ideia, um sonho, mas se não prestarmos atenção nos gastos, pode ser tornar um pesadelo. Seja você construtor profissional ou amador, que faz suas modificações em casa mesmo, sempre há espaço para melhorar. Veja essas dicas para economizar na obra!
1. Conte com a ajuda de um Engenheiro
Parece besta contratar um profissional qualificado para algumas modificações pequenas, mas a visão estratégica de um Engenheiro traz ao projeto uma contribuição que muitas vezes subestimamos: prevenção de problemas. Então, contrate um engenheiro para planejar e acompanhar a execução e garanta boa usabilidade.
Na hora de orçar o serviço do Engenheiro, devemos levar em consideração não só o preço bruto, mas sim o valor que ele leva consigo. Em relação ao valor total da obra, é um preço barato para se pagar pela segurança e tranquilidade.
2. Tenha bem definido o que será feito
Na escola de engenharia, esse ponto é passado e repassado infinitas vezes, mas na vida prática às vezes pecamos. Começar qualquer iniciativa sem uma direção bem definida de onde queremos chegar é uma péssima ideia. Na construção civil isso é ainda mais acentuado.
Defina muito bem qual o escopo se quiser economizar na obra. Pense no estado atual e no estado desejado e planeje as etapas intermediárias:
- Teremos que sair de casa para alguma etapa da obra?
- Quais áreas deverão ser interditadas e por quanto tempo?
- Qual a ordem de execução das tarefas?
3. Escolha bem a mão-de-obra
Quem vai colocar a mão na massa é diretamente responsável por aquela parede que você vai olhar todo dia. Por isso, escolha muito bem quem vai trabalhar na obra. Uma boa dica é contratar um empreiteiro, de preferência no método da empreitada. Que saber mais sobre formas de contratação de mão-de-obra? Veja nesse post.
Se possível, alie a contratação do engenheiro com a mão-de-obra de confiança dele ou mesmo que ele sub empreite o serviço bruto. Assim, é possível economizar dinheiro por contratar 2 serviços (mão-de-obra e acompanhamento) da mesma pessoa/empresa.
Busque por profissionais com referências de outros clientes e obras realizadas. Converse com esses clientes para saber a visão deles sobre o trabalho.
Lembre-se sempre de orçar em mais de um lugar para garantir que o preço está condizente com o do mercado.
4. Planeje a compra de materiais para economizar na obra
Quando a compra de materiais é feita de forma “picada”, ou seja, cada vez se compra uma coisa, a tendência é que o valor gasto ao final seja muito mais alto do que se fosse negociado e comprado tudo no começo. Por outro lado, nem todo mundo tem espaço para manter todo o material necessário estocado. Nesse post falamos sobre quando vale a pena ir ao material de construções mais próximo.
Para te ajudar na tarefa de listar os materiais, veja como montar sua lista com exemplo de uma reforma de banheiro.
Se quiser passar para a próxima etapa em angariamento de fornecedores e economia de valores e de tempo, experimente a plataforma da Zinz para cotação de materiais de construção.
Aproveite também para avaliar qualidade e preço, especialmente em revestimentos.
5. Busque economizar na obra com materiais alternativos
Na construção existem inúmeras soluções para o mesmo problema. Por isso, materiais e métodos construtivos alternativos podem render economia não só de dinheiro, mas principalmente em tempo. Avalie a construção a seco, em drywall, por exemplo, ou em bambu.
Para métodos diferentes dos convencionais, a mão-de-obra deve ser analisada com ainda mais cuidado.
6. Determine um cronograma de obras
Já virou piada até do Porta dos Fundos que as obras nunca terminam na data que o pedreiro prometeu, mas nosso trabalho como agentes da construção civil é minimizar esses erros. Por isso, combine com todos os envolvidos as etapas e os prazos. De preferência, combine com isso bonificações para prazos concluídos com sucesso e multas para atrasos.
7. Acompanhe o andamento de perto
Para a obra sair como deve, é necessário acompanhamento rotineiro. Isso se trata tanto de cronograma quanto de custos. Acompanhe a compra de materiais para saber se está gastando o esperado.
Use e abuse das tecnologias mais atuais. Cobre updates por foto e video, caso não haja a possibilidade de ir pessoalmente ao local e use aplicativos de gerenciamento de projetos como o Trello para registrar o andamento e compartilhar informações.
E você, já conhecia essas dicas? Passava despercebido ou já usava alguma delas?
Aproveite para nos seguir nas redes sociais!
Respostas de 7