Material de construção mais próximo: quando vale a pena?

Todo construtor já esteve nessa posição: decidir entre comprar rápido e resolver o problema ou investir tempo para comprar melhor. Você sabe quando comprar do material de construção mais próximo e quando procurar por diversos fornecedores? Nesse post vamos colocar alguns cenários e ainda te dar uma nova opção. Fique ligado!

Loja de materiais de construção mais próximo armazém empilhadeira

O material de construção e as lojas

Material de construção” é um termo utilizado para denominar tanto os materiais utilizados na construção civil quanto as lojas que vendem esse material, embora mais coloquialmente.

De acordo com o SEBRAE, existem, no Brasil, 270 mil lojas de materiais, sendo esse o 3º maior ramo de varejo do país. Mais de 70% desses são pequenas e médias e a maioria são familiares com mais de 20 anos de existência. A maior empresa do ramo é a Leroy Merlin, seguida da Saint-Goban (Telha Norte), segundo a Revista Anamaco.

Nessas lojas são vendidos todos os tipos de materiais imagináveis, desde cimento e tijolos, até acabamentos finos e utensílios domésticos. É realmente uma perdição ir a um showroom.

Nota do autor: Para mim é melhor que shopping center rs.

As soluções digitais estão muito longe de estarem maduras na maioria dos locais, mas existem algumas marcas despontando. A criação de vastos showrooms melhoram a experiência do consumidor final que pode ser encantado pelas opções. O surgimento de marketplaces agilizam a compra pela internet.

Loja de materiais de construção mais próximo ala de ferramentas

Quando vale a pena ir até o material de construção mais próximo?

Veja esses cenários:

No dia anterior à concretagem, você percebe a falta de espaçadores para as armaduras já colocadas nas formas e nota que eles não foram comprados. Esse erro é mais comum do que parece e muitas vezes passa sem ser percebido. O fornecedor de materiais já entregou toda a carga que você pediu e o frete demoraria mais do que o possível. Nesse caso, é mais vantajoso resolver o problema logo, dando tempo aos trabalhadores posicionarem os espaçadores antes de o caminhão betoneira chegar.

Ponto para a loja mais próxima!

Em uma semana, você e sua empresa vão iniciar uma reforma, mas não sabe-se ainda o que vão enfrentar, o que vai ser reutilizado e o que deve ser comprado. Nesse cenário de incertezas, algumas coisas podem ser adquiridas com tempo e, portanto, mas algumas seria desperdício.

Importante: Isso não significa que algum material deva ser comprado sem cotar!

Empate entre pesquisar e o material de construção mais próximo!

Você está na fase de planejamento da obra, com cronograma e orçamento montados. A obra deve começar em aproximadamente 2 semanas e os primeiros materiais já devem ser solicitados para que cheguem na data correta e os trabalhos se iniciem sem problemas. Nesse caso, claramente deve ser feita a melhor pesquisa possível para chegar nos melhores fornecedores e melhores preços. Há tempo e há disponibilidade de pessoal para o trabalho.

Ponto para angariar fornecedores!

Qual a melhor opção?

Cada caso é um caso. Nenhuma das opções é perfeita e tem horas que é necessário pegar o carro e ir buscar aquele adaptador que faltou para a instalação hidráulica. Vai da análise do engenheiro definir o que é mais importante na hora.

Vamos pensar fora da caixa?

E se você pudesse se ater às atividades da obra, sem precisar sair gastando seu tempo angariando fornecedores? E se os melhores fornecedores já viessem listados baseados na sua requisição?

Isso já é possível com a plataforma de cotações da Zinz, lá você pode pedir os materiais com as especificações necessárias e o sistema trata de angariar fornecedores, pedir a cotação dos materiais e te devolve uma lista de contatos e preços. Lega né?

Nova solicitação plataforma de cotação de materiais de construção civil Zinz

Lá você pode pedir materiais de forma simples e rápida e ainda solicitar graus de urgência diferentes para cada solicitação!

Aproveite as 3 solicitações grátis do plano de demonstração e melhore o aproveitamento do seu tempo!

Deixe um comentário