Casa Verde e Amarela, o novo programa do Governo Federal

Se você está atento às notícias, já sabe sobre a nova proposta do governo. Vem ai a implementação de novo programa de incentivo imobiliário às populações mais carentes. O Casa Verde e Amarela. A ideia é substituir o Minha Casa Minha Vida e promete melhorias para quem busca comprar um imóvel.

Bairro residencial programa casa verde e amarela habitação
Bairro residencial programa casa verde e amarela habitação

Histórico

O Minha Casa Minha Vida é um Programa criado pelo presidente Lula no ano de 2009. Ele foi criado com o intuito de dar oportunidades às pessoas com menos condições de comprar uma habitação.

O já conhecido Programa prevê incentivo para moradia à população de baixa renda com incentivos da Caixa Econômica. Com isso, o Minha Casa Minha Vida movimenta bilhões no mercado imobiliário e na construção civil.

O novo programa traz algumas novidades que podem excluir as pessoas mais pobres e dificultar o acesso a habitações dignas. Diferente do que é feito hoje, o novo Programa pode vir a beneficiar os mais ricos, o que aumentaria a desigualdade no país.

Além disso, mesmo com falhas no Minha Casa Minha Vida, a ideia dos parlamentares não é corrigi-las lançando algo novo. A ideia é fazer algo com a “cara” do governo atual.

O que vai mudar com o Casa Verde e Amarela?

Veja uma comparação do que vai mudar:

  • Diminuir as taxas de juros do financiamento, com enfoque para taxas menores nas regiões Norte e Nordeste.
  • Paralisação da construção de unidades de renda familiar mais baixa
  • “Privatização da regularização fundiária”, reduzindo as oportunidades das pessoas mais pobres de terem acesso ao Programa.

Segundo especialistas, o governo não tem conversado com a comunidade acadêmica, o que pode gerar mudanças sem melhorias reais. O Programa não resolve problemas antigos, oriundos do Minha Casa Minha Vida, e ainda abre precedentes para novas discussões.

Prédio em construção andaimes mudanças programa casa verde e amarela

Tudo bem, mas algo vai realmente mudar?

Na verdade, não é viável dizer que o Casa Verde e Amarela realmente muda alguma coisa. Parece mais ser mais uma nova roupagem do governo.

As diretrizes do novo Programa são genéricas e o governo utiliza da nova marca como marketing, mostrando “serviço” à população. A própria redução nas taxas de juros, como o Programa prevê, é normal, visto que a Selic está em baixa. Veja aqui como isso afeta construtoras e cliente.

Então, a dúvida ainda fica no ar…

E o que o governo fala sobre o Casa Verde e Amarela?

A atual gestão, encabeçada pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, não está satisfeita com o Minha Casa Minha Vida. Ela garante que o novo Programa vai corrigir as imperfeições do Programa criado na gestão Lula.

Ao mesmo tempo, o governo afirma que o Casa Verde e Amarela vai continuar colaborando com as camadas mais pobres da população, permitindo que essas pessoas tenham acesso a moradias dignas e possam comprar suas habitações.

Segundo o Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, um dos problemas do Minha Casa Minha Vida é que as estruturas têm qualidade muito ruim. Ele diz ainda que os projetos estão distantes dos grandes centros, colaborando ainda mais para aumentar a desigualdade.

O governo também cita que boa parte dos imóveis do Minha Casa não possuem escritura, o que o Casa Verde pretende regularizar.

Bairro residencial casas vista de cima casa verde e amarela

Como o Casa Verde e Amarela vai funcionar?

Mesmo tendo recebido críticas da comunidade acadêmica, o Programa visa trabalhar em três frentes:

  • A primeira refere-se ao financiamento de imóveis, dividindo a população por grupos de renda e dando enfoque especial para as regiões Norte e Nordeste, garantindo assim preços mais justos nas mensalidades.
  • A outra frente refere-se à regularização fundiária. A ideia, como já dito, é mapear famílias em situação irregular, regulamentá-las e oferecer incentivos do governo, como reformas, por exemplo.
  • O que nos leva à terceira frente do Casa Verde, que trata das reformas e retomada das obras. Esta é algo que o Minha Casa Minha Vida já faz, mas o novo Programa prevê melhorias. Um exemplo disso é a alteração na quantidade do FGTS permitida para este fim: o Casa Verde pretende aumentar o valor que pode ser utilizado.

O que o setor da construção civil deve esperar do novo Programa?

Casa Verde e Amarela foi anunciado há pouco tempo e, como já dito, ainda tem pontas soltas sobre como realmente vai funcionar e quais as diferenças do Programa atual.

Portanto, antes de qualquer conclusão, é necessário entender como o governo vai aplicar as novas práticas e quanto tempo levará para isso. Aproveite este momento para entender a fundo como vai funcionar o Casa Verde e como sua empresa pode se beneficiar dele.

Além disso, como um novo programa sendo divulgado na mídia, a tendência é que mais pessoas busquem se informar, o que pode gerar novas vendas. Use desse momento para trabalhar condições especiais e garantir mais negócios.