A maior plataforma de contratação de construtoras

Planejar melhor sua obra em 6 dicas

Você já pensou, no final de uma obra, que seu planejamento poderia ter sido melhor nesse e naquele ponto? Pois é, os engenheiros parceiros da Zinz juntaram as mágoas experiências de projetos passados e montaram para você uma lista com 6 pontos que vão fazer você planejar melhor sua obra e fazer o desempenho seu e da sua equipe refletir o que você imaginou lá no começo e o seu resultado ser mais perto do esperado. Saca só:

planejar melhor sua obra kamban

Quem precisa de planejamento? Se você é:

Ou trabalha com:

Então você precisa ler essas dicas!

Planejamento

Tudo começa com um ideia. Ter bem claro o objetivo é essencial para qualquer projeto e a sua obra não foge à regra.
Antes de qualquer coisa, faça um passo a passo de como é o “estado atual” e o “estado desejado”.

É claro que dentro de cada processo, teremos várias outras atividades e, quanto mais destrinchado, melhor porque você vai ter mais clareza no caminho que será percorrido e poderá planejar melhor sua obra.

Orçamento melhor

O primeiro passo depois da ideia é saber quanto se quer gastar e, principalmente, quanto se VAI gastar, tendo um levantamento realista das atividades e insumos. Ter isso definido vai deixar o controle de gastos muito mais fácil.
Uma dica que pode passar despercebida mas é essencial para você não perder o sono no final do empreendimento é sempre ter uma reserva para emergências que ocorrem durante a obra e, acredite, elas vão ocorrer.
Seja com acabamento, hidráulica, louças ou impostos, temos que “prever os imprevistos”.

Lista de materiais

Parte do orçamento será gasto em materiais de construção, mas quais e quanto?

Para isso você precisa elaborar uma lista de materiais. Faça um checklist baseado nas atividades e na indicação de um profissional da construção civil para não esquecer nada!
Por exemplo, para a atividade de alvenaria, temos os seguintes insumos, segundo a tabela de composições da SINAPI – SISTEMA NACIONAL DE PESQUISA DE CUSTOS E ÍNDICES DA CONSTRUÇÃO CIVIL, da Caixa Econômica Federal.

SINAPI composição alvenaria bloco ceramico argamassa tela soldada
Composição SINAPI para alvenaria de blocos cerâmicos de 9 x 19 x 39 cm

Isso quer dizer que para cada metro de alvenaria de vedação com as características listadas, na composição, você vai precisar de 0,0104 m³ de argamassa, 0,59 horas de pedreiro, 0,295 horas de servente, 0,786 m de tela de aço soldada galvanizada, 0,94 pinos de aço (a medida é centos) com furos e 13,35 blocos cerâmicos de vedação, também conhecido como tijolo de barro, apesar do nome técnico ser bloco cerâmico de vedação.

Não esqueça de determinar a referência de marca para o seu comprador!

Se você não tem comprador ou mesmo área de compras, conte com a Zinz para fazer todo esse processo! Clique aqui para pedir a sua primeira cotação!

Com esse gancho, já podemos falar de:

Mão-de-Obra

De nada serve uma pilha de materiais sem alguém para arranjá-los de forma a construir um produto que seja de serventia para um cliente. Isso se chama gerar valor e acontece quando você junta insumos e é criado um objeto ou serviço com valor maior do que a soma dos insumos porque você colocou seu trabalho e conhecimento nele.

Essa explicação parece complexa, mas reflete bem a complexidade que é trabalhar com pessoas e formar uma equipe com um objetivo comum. Todos dependemos de outras pessoas e por isso é necessário trabalhar com as melhores e mais motivadas.
Não é demais explicitar: escolha MUITO bem quem você vai contratar. Conte com empreiteiros e fornecedores de mão-de-obra com referências e experiência porque são eles quem vão determinar o sucesso do projeto.

Check list de materiais planejar melhor sua obra

Cronograma

Agora que você tem o escopo (a ideia principal), o caminho e os custos, pode montar o cronograma físico-financeiro. O nome parece um bicho de sete cabeças, mas é muito mais fácil do que você imagina. Confira nesse post como elaborar um bom cronograma de obra.

Controle

Já ouviu a frase: “Na prática a teoria é outra”?

Pois é, na hora da construção tudo deve ser controlado muito bem para que tudo para planejar melhor sua obra e, mesmo assim, é possível que você precise de algumas ações contingenciais, ou seja, reagir a problemas inesperados. Por isso, conte sempre com um Engenheiro Civil para o acompanhamento de obra. Ele vi saber o que fazer quando a “bomba” aparecer.

  1. Controle do orçamento: compare preço esperado para a compra com o preço efetivamente executado
  2. Controle de cronograma: confira se as atividades estão sendo entregues na data combinada e reaja em caso negativo, trabalhe com as atividades de fora da linha de base. Veja o que é isso nesse post.

Quer saber mais dicas para ter sucesso no seu empreendimento? Confira aqui 10 pontos para melhorar sua gestão de projetos!

E ai, essas dicas vão te ajudar ao realizar seu próximo projeto? Nos conte nos comentários!

Respostas de 14

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *