A maior plataforma de contratação de construtoras

Planejamento de canteiro de obra

Você quer saber como fazer o planejamento de canteiro de obra? Como elaborar um layout que garanta tanto eficiência quanto segurança? Pegar umas dicas das tendências e melhores práticas do mercado? Então esse post é para você!

O Canteiro de Obra

Canteiro de obra é o nome do local fixo e temporário onde a obra será “montada”.

Se pensarmos em um edifício como um produto, o canteiro é a fábrica em que os materiais e as pessoas geram um resultado.

Muito diferente de uma fábrica, em que um mesmo local gera muitos produtos, o canteiro é que se move. Cada empreendimento é construído e os agentes (máquinas e pessoas) são quem vão para o próximo endereço.

É muito semelhante a uma, porém, no sentido que vários insumos são entregues e horas de pessoal são gastas em um produto que vai ter um valor agregado maior do que a soma dos recursos empenhados, dado que as melhores práticas sejam adotadas, claro.

O planejamento do canteiro de obra tem muito a ver com um cronograma bem feito. Com ele é possível otimizar as áreas operacionais, melhorando a logística e segurança, e áreas de vivência, minimizando custos.

Obs.: Se quiser saber mais sobre o assunto, veja nosso post sobre histograma.

O que são áreas de vivência?

São as áreas destinadas a apoio dos trabalhadores quando estes não estão efetivamente trabalhando na construção. Alguns exemplos são:

Apesar de não adicionarem valor ao produto de forma objetiva, são essenciais para a “qualidade de vida” durante os meses (ou até anos) de trabalho.

O que são áreas operacionais?

São as áreas destinadas à formal execução do serviço, que sofrem com vários riscos associados e que demandam pensamento na logística e produtividade, sem deixar a segurança dos envolvidos de lado. São exemplos:

Obs.: Todas essas medidas, proporções e regras estão presentes na norma NR 18 – Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção.

Lembre-se que NR tem peso de lei e a falta da aplicação dela pode levar a embargo da obra e até a responsabilização penal!

Planejamento do layout do canteiro de obras

Com a maximização de áreas construídas, o canteiro de obras também ficou menor e seus componentes têm que ser continuamente otimizados. Um bom planejamento começa muito antes de o terreno ser limpo e o primeiro buraco ser cavado: ele inicia juntamente com a elaboração do cronograma.

Deve-se priorizar que elementos que formam um fluxo fiquem próximos uns aos outros. Por exemplo: o estoque de materiais à granel deve ficar próximo à central de argamassa e à betoneira, não faria sentido impor aos trabalhadores que carregassem cargas e mais cargas por vários metros se um caminhão já poderia, sem trabalho nenhum, deixar toneladas de areia e brita em um lugar mais cômodo.

Obs.: A otimização dos fluxos tem muito a ver com as práticas de lean construction, que trataremos a fundo em um outro post.

Quer saber mais sobre gerenciamento de projetos de forma mais abrangente? Veja este post!

Planejamento de canteiro de obra dinâmico

Isso não significa que o canteiro é estático e deve ser único para a obra toda. As necessidades de cada etapa são diferentes e podem demandar espaços diferentes.

Com fases diferentes, podemos ter diferentes *layouts*, inclusive utilizando a própria estrutura como parte do canteiro. Não é mais confortável que o escritório, almoxarifado e até refeitório sejam cobertos por laje, e vedados com paredes, em vez do famoso madeirite?

Planejamento de canteiro composto

Quando pensamos em obra, pensamos em profissionais recebendo insumos “crus” e os beneficiando até o conjunto virar uma construção, certo?

Mas isso está mudando! Com a industrialização dos processos, cada vez mais componentes vêm prontos para montar ou até já montados. Empresas como a TecVerde têm galpões especializados na montagem de componentes que, então, são levados à obra e requerem mínimo esforço e tempo, ao contrário do arcaico método convencional.

E você, o que acha de canteiros dinâmicos, compostos e das dicas que demos aqui? Nos conte nos comentários!