Por que ter engenheiros em outras áreas de negócio?
O sonho de muitos estudantes de Engenharia Civil é ser projetista de edifícios, construir pontes, tocar obras e estar de capacete e com botas sujas de terra. Mas existe, e é muito grande, a possibilidade de ter uma atuação diferenciada como engenheiros em outras áreas de negócio. Como conta esse post, 58% dos engenheiros formados não atuam na área de formação
Habilidades do profissional de engenharia
Os engenheiros são extremamente valorizados pelo mercado de trabalho, por conta do seu pensamento analítico, da sua lógica aguçada e do seu apreço por resolver problemas. O engenheiro costuma ter uma visão focada em encontrar oportunidades e identificar onde pode-se melhorar.
No mercado esse profissional é bastante requisitado, visto que toda empresa tem problemas a serem resolvidos. Além disso, o pensamento lógico e racional traz uma visão pragmática, como no gerenciamento de projetos, garantindo resultados a longo prazo.
O que queremos aqui é mostrar a você que essas pessoas podem assumir posições diversas, e isso pode ser um grande ganho ao seu negócio.
Quais posições o engenheiro pode assumir?
Há engenheiros em outras áreas de negócio como inteligência de mercado, na área de educação, orçamentação, compras, vendas, finanças…. As oportunidades são imensas!
Por exemplo, coloque um engenheiro civil para tocar a área de vendas da sua empresa. Se esse profissional tiver o jogo de cintura de um vendedor, ele vai te trazer dados, números, resultados, métodos. E o fato de ter conhecimento técnico sobre o assunto garante um aumento na sua conversão de vendas, concorda?
Ele vai saber como tratar com seu cliente, quais os pontos vão chamar mais atenção, quais os diferenciais daquela construção. Ao mesmo tempo que vai conseguir trazer bons feedbacks para sua companhia.
Outro exemplo: áreas de suprimentos. Sabemos que é uma área que possui muitas oportunidades de melhoria. Quem melhor para assumir isso senão um profissional que foi treinado para reduzir custos e aumentar a eficiência operacional?
O engenheiro vai trazer um olhar estratégico para sua área de compras e suprimentos. Vai te mostrar onde estão as falhas, onde há chances de evolução, vai fazer uma relação de preço x qualidade muito mais acurada…
Não se esqueça!
É claro que só habilidades técnicas não são suficientes. Você, como empregador, precisa avaliar características comportamentais. Tenha formas de avaliar isso antes de colocar o engenheiro na posição que você quer. Contudo, os fatores técnicos e a formação dessa pessoa mostram que há grandes chances da sua empresa crescer.
Portanto, tenha em mente que o engenheiro é um profissional que vai te trazer resultados, seja em áreas técnicas, operacionais ou estratégicas.
Faz sentido? Conta pra gente o que achou.