Construção tradicional ou construção a seco na reforma?

Ao considerar opções para sua reforma comercial, gostaríamos de chamar sua atenção para as vantagens da construção a seco. A construção a seco envolve o uso de drywall e materiais industrializados em vez dos materiais tradicionais, como tijolos, concreto e argamassa. Afinal, devo utilizar construção tradicional ou construção a seco na reforma?

Homem trabalhando em forro de drywall construção a seco em reforma zinz

A construção a seco é uma solução moderna que tem se tornado cada vez mais popular para a construção de ambientes internos e até edifícios inteiros. Por outro lado, os materiais tradicionais de construção ainda são amplamente utilizados, especialmente em projetos de construção de habitação popular.

Vantagens da Construção a Seco

A construção a seco oferece vantagens como maior rapidez na instalação, menor custo de mão-de-obra e baixo nível de poluição sonora. As paredes são fáceis de instalar e podem ser moldadas para atender às suas necessidades de espaço. Além disso, não há necessidade de preparação de superfícies antes de instalar as placas de drywall.

Mas para melhorar, fizemos uma lista de vantagens (e não são poucas):

  1. Melhor isolamento: a parede seca, como também é chamado o drywall, oferece melhor isolamento térmico do que muitos materiais de construção tradicionais, o que pode ajudar a reduzir os custos de energia ao longo do tempo.
  2. Velocidade de instalação: os serviços com materiais industrializados geralmente não mais rápidos do que os materiais tradicionais porque já vêm “prontos” e o processo durante a obra se torna apenas a instalação em si, com menos períodos de cura (secagem), possibilitando a conclusão de projetos mais rapidamente e com um orçamento mais apertado.
  3. Reparos mais fáceis: esse tipo de material, por ser removível e substituível, é mais fácil fazer reparos caso sejam necessários. Por exemplo o drywall: caso a placa seja danificada, é possível trocar apenas aquela peça.
  4. Ambientalmente sustentável: por serem industrializados, os processos de produção são mais controlados e podem se tornar mais sustentáveis, diminuindo desperdícios, tanto na fábrica, quanto no canteiro. Já a produção dos materiais tradicionais é mais poluente e geralmente produze mais resíduos. Nesse artigo, falamos sobre descarte de entulhos de obra!
  5. Melhor isolamento acústico: os materiais cimentícios, acompanhados de mantas e insuladores fazem um ótimo trabalho na proteção dos ambientes contra barulhos. Lajes feitas em painel wall ou lajes pré-moldadas, se acompanhadas de manta acústica, tendem a ter performance melhor do que lajes de concreto.
  6. Maior precisão no orçamento: por serem materiais industrializados, o orçamento da construção a seco fica muito mais preciso, exatamente pela fase “artesanal” ter sido feita em fábrica. Por exemplo, estruturas metálicas já tem seu peso e custo definidos quando você compra pelo catálogo, já um pórtico de concreto pode variar, dar problemas na concretagem, etc., o que pode afetar (e muito!) seu orçamento.
  7. Peso da estrutura: quando for fazer uma reforma com adição de paredes de alvenaria, sóculos de concreto, ou mesmo enchimento com argamassa, deverá passar pela aprovação de engenheiro estrutural. O mesmo não é verdade para uma parede de drywall, visto que o peso nominal dela é menor do que o peso de utilização da maioria das lajes. Veja mais sobre pesos de diferentes estruturas aqui.
  8. Otimização: a construção a seco pode ser utilizada muito bem em conjunto com a Lean Construction

Desvantagens da Construção a Seco

A construção a seco pode ser mais cara do que a construção tradicional, dependendo do material usado. Além disso, a instalação pode ser mais complicada, pois mais equipamentos e ferramentas são necessários, além de mão-de-obra especializada.

Vantagens da Construção Tradicional

A construção tradicional é mais barata e mais fácil de encontrar mão-de-obra para executar do que a construção a seco, que demanda treinamentos e ferramentas especializadas. Além disso, a construção tradicional oferece uma grande variedade de estilos e possibilidades de criação, que agrada muito arquitetos.

Homem construindo parede de tijolos. Construção tradicional em reforma zinz

Já decidiu como fazer a sua reforma?

A decisão de utilizar construção tradicional ou construção a seco na reforma deve ser tomada com acompanhamento de engenheiro civil para garantir a melhor eficiência. Cada uma tem suas próprias vantagens e desvantagens, dependendo de suas necessidades. É importante lembrar que ambos os métodos exigem projeto e planejamento adequados para garantir que os resultados sejam os melhores possíveis.

Não deixe de ler esse artigo sobre como economizar em reformas.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco para conversar mais!

E claro, experimente a plataforma Zinz para contratar empreiteiros e prestadores de serviço que já sabem dessas informações que passamos agora 😉

1 comentário em “Construção tradicional ou construção a seco na reforma?”

  1. Pingback: Como fazer construção com contêiner? A nova tendência | Zinz

Deixe um comentário