A maior plataforma de contratação de construtoras

Como foi 2022 para o mercado de franquias no Brasil

Ano após ano, mesmo com pandemia, o setor de franquias tem se destacado como uma das principais fontes de faturamento no Brasil e uma alternativa muito válida para os empreendedores, correspondendo a 2,7% do PIB brasileiro e emprega diretamente mais de 1,4 milhão de trabalhadores. Veja como foi 2022 para o mercado de franquias no Brasil e as expectativas do setor para 2023:

Mercado de franquias em 2022 em comparação a 2021

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2022 o faturamento das franquias no país foi 16,8% maior do que em 2021, somando R$ 48 bilhões, com crescimento em todos os 11 segmentos de atividade do setor.

Segundo o relatório anual da ABF, o aumento de faturamento foi impulsionado pelo aumento do número de franquias, que cresceu em 6,7% em relação a 2021

Com o sucesso da campanha de vacinação, da diminuição de bloqueios e limitações sanitárias, 2022 apontou para uma recuperação forte e, para a alegria de todos, os resultados parecem ter sido ainda melhores do que o esperado, segundo números da ABF.

Como foi o mercado de franquias em 2022 e o que esperar de 2023 zinz

Expectativa do mercado de franquias para 2023

A ABF ainda não divulgou suas expectativas para 2023, mas se o mercado continuar com o crescimento dos anos anteriores, baseado no ano de 2022 batendo ou até mesmo superando os 12% previstos, a associação deve ser ainda mais otimista para o próximo ano.

Redução de impostos para franquias

No começo de 2023, algumas cidades brasileiras reduziram a alíquota do ISS (Imposto sobre serviços) devido de 5% para 2% para royalties de franquias. Alguns exemplos são:

Confira detalhes nessa reportagem da ABF [https://www.abf.com.br/iss-sobre-royalties-de-franquia/] sobre a redução em cada cidade

Setores de destaque no mercado de Franchising

Os segmentos de franquias que mais cresceram em 2022 foram o de serviços, o de alimentação e o de beleza. O segmento de serviços cresceu em 23,8%, o de alimentação em 19,2% e o de beleza em 16,3%. Isso mostra que o setor de franquias está se diversificando, com cada vez mais empresas optando por expandir seus negócios por meio de franquias.

Segmento de serviços

A primeira colocação do ranking de crescimento fica com o segmento de serviços, com crescimento de 23,8% no ano de 2022, que é composto por franquias como:

Segmento de alimentação

Logo em segundo, com crescimento de 19,2% no ano, vem o setor de alimentação, ou food-service (loja em que o produto é uma refeição), que tem empresas como:

Segmento de beleza

No último lugar no pódio, fica o setor de beleza, que conta com empresas como:

Ficou animado para abrir sua franquia?

Conte com a ajuda de uma plataforma para a reforma! Na Zinz, você e a franqueadora terão acesso a todos os dados da obra enquanto o prestador de serviço trabalha!

Para ver mais sobre o processo de obra, acesse esse artigo! Para saber sobre a Zinz, preencha o formulário ao lado