Quais reformas valorizam o imóvel?
Uma casa ou apartamento bonito e bem apresentado vale muito mais aos olhos dos compradores do que um antigo e feio, mesmo tendo as mesmas áreas. É assim que você pode aproveitar seus recursos para ganhar um bom dinheiro. Neste artigo vamos discutir quais reformas valorizam o imóvel para você vender bem seu imóvel!
Planejamento e projeto
Apesar de muita gente achar que um projeto aquitetônico ou de interiores é caro e dispensável, estudos mostram que esse custo é, na verdade, um investimento em uma obra melhor, mais rápida, que no fim vai significar um valor de venda maior em menos tempo.
Por isso, comece com o planejamento, definindo antes do início da obra todos os detalhes para que o empreiteiro ou construtor siga as instruções e tudo saia como deve.
Tão importante quanto fazer as reformas é mostrar o que foi feito, então tenha um projeto da situação atual, com fotos e desenhos para comparar com o projeto que o arquiteto ou engenheiro fará. Será como vender uma casa nova!
Mudança de fachada
A fachada é a cara do imóvel.
Mudar a fachada pode ser mais complicado se o imóvel é parte de um prédio, porém se for uma casa, você tem total liberdade para fazer as mudanças que gostaria.
O valor percebido pelo possível comprador começa a ser moldado em sua cabeça já na chegada. Aposte em revestimentos da moda, como pedras ou em designs modernos, com cores claras e escuras contrastando.
Corrigir defeitos
Talvez seja o serviço mais conhecido da lista e o mais comum, mas é, também, o que traz o maior custo/bnefício.
Corrigir defeitos consiste em arrumar todos os “defeitinhos” que a casa vai ganhando durante o uso, como:
- Mofo naquelas paredes mais úmidas
- Cobrir os furos nas paredes, causados por pregos nas paredes
- Substituir pisos quebrados ou recuperar pisos desgastados
- Portas e janelas que rangem ou que não abrem direito
Abertura dos ambientes
Antigamente era muito comum a cozinha ficar quase “isolada”. Ninguém gostava de mostrar o que tinha lá dentro e a sujeira com a preparação de comida era uma grande preocupação.
Já hoje, com os eletrodomésticos que mais parecem naves e a mudança de hábitos alimentares e sociais nos últimos anos, as cozinhas viraram cada vez mais o centro da casa.
Por isso, avalie retirar aquela parede que separa os ambientes e integrá-los em um só. Dessa forma, os espaços parecerão maiores e você verá uma valorização grande no preço de venda.
Troca de pisos e revestimentos
Em lugares mais frios, estamos vendo a chegada do laminado e está saindo da moda o porcelanato, a não ser o porcelanato líquido, já em lugares quentes ele é muito bem vindo devido à dispersão de calor.
Já para paredes, veja revestimento 3d.
Avalie o que o mercado está fazendo e como os novos lançamentos estão revestidos. É uma excelente dica de como fazer com o seu imóvel próprio.
Pintura interna
Essa dica está até nos manuais mais antigos. Seja alugado ou comprado, todo mundo quer a pintura impecável na hora de entrar e começar a morar.
Não por acaso, esse serviço é um dos mais baratos, juntamente com as correções de defeitos, e que trazem os maiores benefícios
Iluminação
Em um projeto de interiores, é comum a presença de luminárias diferentes, spots e pendentes. Confie em seu arquiteto, por experiência própria, posso dizer que investir em iluminação fica muito legal e dá uma diferença grande do plafon tradicional.
Forro
Caso o forro esteja em boas condições, é suficiente pintá-lo novamente, junto com as paredes, para ficar apresentável aos compradores, mas se você busca um outro nível de sofisticação ou seu imóvel pede isso, invista em forro de gesso com sancas e iluminação embutida.
O preço é um pouco mais salgado, mas existem formas de fazer o estilo casar muito bem com o restante da decoração, aumentando o preço de venda e até a classe sócio-econômica do possível novo proprietário.
Banheiros
Os banheiros mudaram muito nos últimos anos, ficando cada vez menores e com menos equipamentos. Há apartamentos antigos com banheiros enormes, então avalie diminuí-lo um pouco para dar espaço a outro cômodo e renove os revestimentos, sanitário, pia, etc.
Conforto é muito valioso no mercado imobiliário e o banheiro é uma das peças chave de um imóvel. Veja mais sobre reforma de banheiro aqui
Cozinha
Uma das reformas valorizam o imóvel é a da cozinha. Falamos há pouco dos ambientes abertos mostrando eletrodomésticos decoração modernos, certo?
Foque em deixar os sistemas hidráulico, elétrico e de gás prontos para receber esses equipamentos, além de investir em revestimentos que combinem com os eletros da moda.
Falamos bastante sobre reformas de cozinha aqui
Fechar a sacada
Por último, mas não menos importante, a sacada.
Muitos prédios estão sendo lançados com a possibilidade de o proprietário fechar a sacada com esquadrias e integrar esse espaço ao cômodo adjascente, geralmente a sala, ganhando, assim, alguns valiosos metros quadrados.
Para isso, é necessário nivelar o piso, que geralmente é um pouco mais baixo e instalar um sistema de fechamento com vidro, uma reforma relativamente barato perto do efeito que causa aos olhos. Vale a pena estudar mais sobre!
Está na hora de vender!
Se sente mais preparado para avaliar a viabilidade de uma reforma? Se precisar de ajuda, nos contate!
Temos equipe para te auxiliar nessa etapa e em todas até você colocar o imóvel à venda.
Você é corretor ou imobiliária e que ajudar os leitores desse artigo a vender? Nos contate para que possamos te divulgar aqui!
Uma resposta