Revestimento 3D: O que é, onde usar, como instalar e manutenção

O revestimento 3D chegou há alguns anos e em 2020 virou febre. Essa moda entrou no mundo do design permitindo aos profissionais opções antes impensáveis. Além de ser versátil, garante sofisticação e baixo custo, em comparação com os principais concorrentes. A personalidade do revestimento 3D reflete bem a intenção do designer, fazendo dele um queridinho dos escritórios de decoração.

Revestimento 3d placas autoadesivas alto relevo madrid 50 x 50 cm

Mas o que é isso, de onde veio e do que é feito? Veja abaixo as respostas para todas essas perguntas!

Por que chama-se revestimento 3D?

O revestimento se chama 3D porque literalmente forma uma forma em 3 dimensões. Isso significa que há uma diferença de espessura entre partes da mesma peça, fazendo assim um desenho que “salta da parede”.
As combinações de baixo e alto relevo criam um visual muito característico e sofisticado.

Usos do revestimento 3D

Áreas “molhadas”

Em cozinhas e banheiros, essa opção traz sofisticação e alternativas ao azulejo comum. Tudo isso sem problemas na hora da limpeza.

Quartos e salas

Nessas áreas, o revestimento 3D vem como uma alternativa aos papéis de parede ou pintura lisa. A primeira impressão de uma visita quando se depara com uma parede decorada dessa forma é fenomenal.

Revestimento 3d parede para sala

Fachadas

Muitos arquitetos têm a fachada de seus projetos como o cartão de visita, então se preocupam muito a marca registrada já na primeira vista. Nesse sentido, o revestimento 3D encaixa-se perfeitamente pela versatilidade. Os clientes ainda gostam porque ele dá uma cara única com relativamente baixo custo. Há uma grande valorização do imóvel caso o projeto de fachada seja bem feito!

Materiais com que é feito o revestimento 3D

Placas cimentícias

As placas cimentícias são relativamente pesadas, então é recomendada a instalação por pessoal qualificado e usando todos os equipamentos de segurança (EPIs).
Sua aplicação pode ser feita em área interna e externa, devido à sua resistência a intempéries.
A colagem da peça à parede é feita com argamassa específica para esse fim, a AC-III.

Cerâmica

Peças relativamente caras, mas muito boas na relação custo/benefício devido à proteção contra água e a riscos. A limpeza é bastante simples, mesmo comparado aos outros materiais. Pode ser usada em áreas externas.

Revestimento 3d parede com blocos ceramicos

Gesso

As placas de revestimento 3D em gesso são comuns, mas acabam sendo menos resistentes a impacto e a intempéries. Seu uso é exclusivamente interno.

PVC

Os revestimentos em placa de PVC são os mais “amigáveis” ao usuário. Isso se deve à leveza e facilidade na instalação. Uma simples fita dupla face (daquela verde da 3M) resolve o problema.
O EPS é um tipo de plástico e, por isso, dá à peça inúmeras variações de formato.

Outros tipos de materiais usados no revestimento 3D

Também podem ser usados outros materiais, que variam de metais até bambu. A imaginação do designer é o que conta nessa hora!

Como instalar o revestimento 3D?

É sempre recomendado contar com a assistência de um profissional. Caso isso não seja possível ou o usuário queira ele mesmo instalar, saiba que também é possível. Alguns dos materiais são instaláveis apenas com fitas adesivas, enquanto outros precisam de argamassa colante.

Revestimento 3d parede preta para banheiro

E na hora de limpar?

Essa é uma das perguntas mais frequentes para todo tipo de novidade que vem ao mercado. Não por coincidência, também uma das vantagens desse método de decoração. Uma simples aplicação de água e um pano já é suficiente para resolver a limpeza das paredes com revestimento 3D.

DICA EXTRA

Interação com a iluminação

Essa é uma dica que não vi em muitos blogs até agora, mas é essencial:
Sempre pense no revestimento 3D em conjunto com a iluminação. Uma luminária próxima à parede vai fazer o relevo das peças fazerem sobra. Isso pode ser ruim, se não for bem pensado, mas pode também ser bom, caso haja um motivo por trás disso. Separe um tempo para o planejamento! Se tiver dúvidas, veja nesse post algumas dicas!

Fica a dica 🙂

Há alguns especialistas já chamando a solução de “marco da arquitetura moderna”, mas só o tempo nos dirá com certeza.
O que você acha da moda dos revestimentos 3D, acha que veio para ficar?
Já tem alguma parede em casa assim? Nos conte nos comentários!

Se você precisa de ajuda para escolher a cuba do seu banheiro nessa reforma toda da casa, veja esse post!
Se quer decidir o piso de algum ambiente, experimente esse post!

2 comentários em “Revestimento 3D: O que é, onde usar, como instalar e manutenção”

  1. Pingback: Revestimento para cozinha: 4 dicas para acertar na escolha | Zinz

  2. Pingback: Quais reformas valorizam o imóvel? Oportunidades para vender bem | Zinz

Deixe um comentário