Por que os materiais de construção estão tão caros?

Se você faz parte do universo da construção, com certeza ouviu alguém perguntando onde conseguir aço menos caro, ou mesmo qualquer lugar que ainda venda aço. Isso foi comum durante 2020 e não foi só com esse material. Nesse artigo vamos falar do que aconteceu e por que os materiais de construção estão tão caros.

Fica tranquilo que não foi só na sua região e com certeza não foi só você que sentiu. Vamos trazer também algumas alternativas para lidar com essa alta momentânea (espero rs). Fica ligado!

Nesse vídeo, falamos um pouquinho sobre os assuntos abordados aqui. Vale a pena!

Com a pandemia de COVID-19, o mundo todo se mobilizou para adotar medidas de proteção coletiva como distanciamento social e home office e proteção individual, como máscaras e deixar de encostar nas pessoas para cumprimentar (esse estou até gostando rs).

Ocorre que isso levou as empresas a diminuírem a lotação das fábricas, minas e locais de produção em geral, diminuindo, claro, o montante produzido. Apesar dessa diminuição, os custos se mantiveram relativamente estáveis e, portanto, o custo para fazer de cada unidade é maior.

Mas o que aconteceu com a construção civil? A demanda aumentou.

Tá, mas por que os materiais de construção estão tão caros?

Se você lembra do artigo que fizemos sobre a influência da taxa SELIC nos investimentos, lembra que a queda de juros no Brasil fomentou a indústria da construção como nunca e muitas empresas investiram muito no começo de 2020 e fizeram muitos planos que não poderiam ser simplesmente parados durante a pandemia. As obras continuaram, mesmo que mais devagar.

Essa combinação de fatores gerou um aumento de demanda e diminuição de oferta. A soma deles causa: aumento de preço

Gráfico aumento de preços de materiais de construção 2020

Obs.: nesse post falamos um pouco sobre isso e trouxemos alguns gráficos legais sobre a alta de preço do aço, dá uma olhada!

Com os materiais mais caros e minha obra rolando, o que fazer?

Calma que tudo tem solução e, na maioria das vezes, a solução vem de você ser honesto consigo mesmo, com seus parceiros e com a situação, por isso segue essas dicas:

1. Renegocie contratos

Use e abuse da honestidade. Todos sabem da situação e não é preciso muito para entender que não está fácil para ninguém. Converse com seus parceiros comerciais e ponha em primeiro lugar a sobrevivência dos negócios. Não tente tirar proveito da situação, mas sim peça ajuda e você ajude a cadeia de suprimentos a se manter de pé.

2. Use métodos alternativos

Sabemos que as obras civis, principalmente no nosso país, são muito arcaicas. Esse é a hora perfeita de olhar para dentro e arrumar a casa, colocar em ação as melhores práticas que aprendemos na faculdade e em outros cursos. Implemente sistemas de controle, lean construction, um ERP, ou mesmo a Zinz, que tem uma plataforma de cotação de materiais de construção que vai garantir que você não fique sem os materiais que tanto precisa.

Alta de preços materiais de construção 2020 métodos alternativos

3. Planeje as compras

Com planejamento da obra e das compras, você pode usufruir de uma vantagem competitiva chamada VOLUME. Com maior volume, maior seu poder de barganha e mais atenção dos fornecedores você vai ter. Ao contrário, caso você faça compras pequenas, vai acabar comprando caro e, às vezes, não vai conseguir comprar porque o vendedor vai preferir vender para os que têm volume alto.

Nesse período, nos resta aprender muito e melhorar nossos processos, para que voltemos com tudo!

Se você quer saber mais sobre o mercado da construção, dicas de compras e materiais técnicos, não deixe de passear pelo blog!

Aproveite para nos seguir nas redes sociais!

Instagram

Facebook

Linkedin

Youtube

2 comentários em “Por que os materiais de construção estão tão caros?”

  1. Pingback: Governo deve extinguir minha casa minha vida | Zinz

  2. Pingback: Aço turco e o uso na construção no Brasil | Zinz

Deixe um comentário