Aço na construção civil, por que ele é tão importante?
Sem dúvida, o papel do aço na construção civil é gigantesco e nada substitui completamente suas propriedades. Por outro lado, sua variação de preço e de oferta em 2020 virou a atenção das pessoas para a sua importância. Você sabe o quão dependente o setor é desse commodity? Veja nessa análise feita pelos nossos especialistas.
Funções do aço na construção civil
O aço é um dos elementos básicos em qualquer obra civil, seja ela de infraestrutura, obras de arte (pontes, viadutos, represas). Seu papel na construção civil pode ser comparado ao do concreto, dada a magnitude da importância e larga utilização em diversos métodos construtivos. Ele é complementar ao concreto no concreto estrutural pois resiste muito bem à tração e compressão, enquanto o concreto resiste bem apenas à compressão, formando um binário de forças interessante e econômico.
Por exemplo:
- Concreto armado: nas armaduras com aço CA-50 e CA-60
- Concreto protendido: tanto nas armaduras quanto na protensão, no formato de cordoalhas engraxadas ou não
- Alvenaria estrutural: usado nos pilaretes e lajes
- Light steel framing: sistema leve em aço
- Steel framing: sistema tradicional em aço, com peças grandes
- Entre outros…
A norma NBR 6118, que rege as construções em concreto toma os seguintes parâmetros de ambientes para a aplicação do aço:
Variação do preço do aço em 2020
Com a disparada dos preços do aço como commodity, os preços para as construtoras também subiu. E muito. Veja no gráfico a variação no ano de 2020.
Esse aumento de 58% se deve à oscilação de oferta do aço pelos mercados produtores. Com isso, os distribuidores aumentam seus preços para manter estoque e se proteger dessa oscilação. Quem mais sofre são as construtoras, que iniciaram os projetos com um preço e terão que se adaptar.
Um leve alívio é que a taxa SELIC caiu, então as compras ficam um pouco mais viáveis. Mas pense que você tem uma empresa focada em construção para programas habitacionais como o Casa Verde e Amarela, substituto do Minha Casa Minha Vida. Na maioria das obras, há utilização massiva do aço, mas ele subiu quase 60%, o que você faz?
Aplicações do aço na construção civil
O aço, por ser uma liga metálica, pode ser moldado em diversas formas, atribuindo a ele uma versatilidade enorme, por exemplo:
- Produtos longos: barras chata, quadrada ou redonda, vergalhões, arames, telas
- Peças finas: Telhas, tubos, chapa fina quente ou fria, bobinas
- Peças, como escoras, pregos, parafusos
- Ferramentas
- Equipamentos
Vantagens do uso do aço na construção civil
O aço tem inúmeras vantagens sobre materiais análogos, entre elas:
Reciclagem
O resíduo de aço é 100% reciclável e ambientalmente , sendo um dos únicos que atingem esse patamar na construção. Materiais como concreto, madeira e peças cerâmicas são reutilizáveis apenas após processos de reconfiguração.
Coprodutos
A produção do aço gera poucos resíduos, escória líquida e grãos, que ainda podem ser utilizadas por outras indústrias como matéria prima.
Durabilidade
Dada a manutenção correta de proteção, o aço é extremamente durável.
Resistência
A nomenclatura do aço CA-50 e CA-60, por exemplo, significam a tensão de escoamento do material, de 500 MPa e 600 MPa, respectivamente. Para efeito de comparação, um bom concreto estrutural chega a 50 MPa na compressão e 5 MPa na tração.
E você?
O que você acha da utilização do aço na construção civil do jeito que é hoje?
Acha que existem materiais para bater de frente com ele?
Nos conte nos comentários!