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Como guardar os documentos do condomínio

Como guardar documentos do condomínio zinz

Como guardar os documentos do condomínio

Quem nunca quis fazer uma reforma em casa, como tirar uma parede ou colocar um parafuso e não fazia ideia se podia fazer isso ou não? Em muitas intervenções, é essencial que se conheça a história do prédio para saber se certas mudanças são possíveis. Isso tudo é possível, caso a incorporadora ou mesmo o condomínio tenha se preocupado em como guardar os documentos do condomínio!

É do interesse de todos que esses arquivos estejam disponíveis para os moradores e autoridades acessarem, mas quem tem que se preocupar com isso? É o que vamos responder nesse post!

Falamos muito sobre a guarda de documentos do condomínio em nosso episódio 5 do podcast Café na Obra, assista abaixo!

Café na Obra episódio 5: BullDoc, guarda de documentos de condomínios

Veja mais episódios do Café na Obra na playlist do youtube.

De quem é o interesse de guardar os documentos?

Apesar de não termos especificação de quem é responsável por cada coisa, cada documento tem um propósito específico e causa um certo prejuízo no caso de falta. Isso nos leva a entender que os interessados devem cuidar dos seus possíveis passivos. Veja na tabela abaixo quem precisa de quais documentos:

TIPOS DE DOCUMENTOSPRAZO DA GUARDAINCORPORADORACONSTRUTORACONDOMÍNIO
Apólices de Seguro de Vida5 anos após a vigência✔️
Cartão de CNPJPermanentemente✔️
DARF IRRF7 anos✔️
DARF PIS10 anos✔️
DIRF7 anos✔️
Exames Médicos (Adm, Dem. Periódico)20 anos✔️✔️
GFIP (FGTS – RE / GR)35 anos✔️✔️
Folha de Pagamento35 anos✔️✔️
Folha de Ponto6 anos✔️✔️
Formulário CAGED10 anos✔️✔️
GR Contribuição Sindical / Assistencial7 anos✔️✔️
Guia de Previdência Social – GPS35 anos✔️✔️
Holerite / Recibos de Pagamento10 anos✔️✔️
Laudo PPRA20 anos✔️✔️
Livro de Inspeção do TrabalhoPermanentemente✔️✔️
Processos TrabalhistasPermanentemente✔️✔️✔️
Prontuários de FuncionáriosPermanentemente✔️✔️
RAISIndeterminado, mas recomenda-se permanentemente✔️✔️
Recibo de Vale Refeição / Cesta Básica10 anos✔️✔️
Recibo de Vale Transporte10 anos✔️✔️
Dossiê (Convenção / Especificação)Permanentemente✔️✔️
Extratos Bancários1 ano✔️✔️
GPS – Seguridade Social10 anos✔️✔️
Livros de Atas de assembleia10 anos✔️✔️
Orçamentos / Contratos de ObrasAté findar a garantia✔️✔️✔️
Pastas de Prestação de Contas10 anos✔️
Plantas do CondomínioPermanentemente✔️✔️✔️
Seguros de Incêndio – Apólice5 anos após a vigência✔️✔️✔️
Tabela de prazos para guarda de documentos do condomínio

Se você não sabe bem qual a diferença entre incorporadora, construtora e até empreiteira, veja esse artigo!

Manutenção predial e a documentação do condomínio

Como o Antonio comentou durante o episódio, há uma dificuldade tremenda em se contratar ou executar manutenções, sejam elas preventivas ou corretivas, quando não se tem acesso aos projetos originais e alterações.

Ele comentou o caso em que as lareiras de um prédio de dezenas de andares começaram a soltar fumaça, em vez de sugar. Nessa oportunidade, ele gastou mais de 12 meses para resolver os problemas.

A contratação de serviços sem acesso aos projetos

Quanto acontece assim, o ideal é contratar, primeiramente, um engenheiro civil independente para analisar a estrutura e emitir um laudo do que deve ser feito e como deve ser feito. Com o laudo em mãos, aí sim é possível contratar a empresa para a manutenção.

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