A maior plataforma de contratação de construtoras

Como fechar varanda ou sacada com vidro

A tendência dos imóveis atualmente é serem cada vez menores, mas sem perder o conforto. Por isso, existem muitos ambientes com conceito aberto contando com cozinha, sala de jantar e sala de estar sem divisões. Isso traz sensação de amplitude de espaço. Da mesma forma, a sacada e a sala podem ser “unidas”. Nesse artigo, vamos falar sobre como fechar varanda ou sacada com vidro, as vantagens, desvantagens e desafios dessa reforma.

Do que estamos falando?

A ideia aqui é unir uma sacada ou varanda à área interna do apartamento ao fechar o vão aberto com vidro e retirar a porta que separa os ambientes. É comum também que o piso seja nivelado para trazer ainda mais integração entre os espaços.

Como fechar varanda ou sacada com vidro zinz estilo europeu

Como fechar varanda ou sacada com vidro, quais os passos a seguir?

Veja os passos necessários para levar sua reforma da maneira mais segura e saudável possível.

Autorização para a reforma

Em Curitiba, assim como em diversas cidades do país, a legislação municipal não define uma regra para a utilização desse método, ficando a cargo dos condomínios autorizar ou não.

Geralmente, caso não haja previsão para fechar varanda ou sacada com vidro, o síndico deve chamar uma assembléia condominial para definir as regras.

A única coisa que o Código Civil e a Lei nº 4.591/64, Lei dos Condomínios, que trata de questões de condomínios, convivência e área visual da fachada do empreendimento, é que a mudança não pode prejudicar a valoração dos imóveis (não pode desvalorizar o prédio ou o restante dos apartamentos).

Para conseguir a autorização, consulte o estatuto do condomínio quanto a procedimentos, materiais a serem utilizados e até cores.

Como não poderia ser diferente, o governo cobra um pouco a mais pelo seu espaço: fechar a sacada de seu apartamento implica diretamente na área construída do imóvel, o que pode impactar no valor do IPTU pago. Por isso, informe-se dos trâmites para regularizar o imóvel.

Fechamento de sacada com vidro varanda gourmet zinz

Definir o escopo da reforma

Sobre o fechamento

Existem basicamente 2 tipos de fechamento para varandas ou sacadas:

  1. Cortina de vidro retrátil, também conhecido como sistema europeu: permite uma abertura quase completa de todo o espaço, fazendo um efeito sanfona e “guardando” os pedaços de vidro em um canto da esquadria. Costuma ser mais barato, mas garante menos isolamento térmico e acústico.
  2. Sistema Stanley: acrescentam-se mais trilhos por onde as lâminas de vidro podem correr. Assim, a abertura fica quase completa: todas as folhas se escondem atrás de um painel fxo. A distribuição versátil controla o vento de forma especialmente eficaz.
  3. Sistema Versatik: caixilhos de alumínio e vidros fixos ou deslizantes, que permite aberturas parciais da varanda, como uma janela. Um pouco mais caro, com menores aberturas, porém com conforto maior, ideal para cidades frias ou que ventam muito.
cortina de vidro retrátil sistema stanley versatik fechamento de sacada com vidro zinz

Sobre a integração de ambientes

Como mencionado há pouco, é possível nivelar o piso da sacada para que os ambientes fiquem na mesma altura, removendo a sensação de separação. Isso é feito com concreto leve, um material que não vai sobrecarregar a estrutura da sacada.

As esquadrias podem ser retiradas caso seja do seu interesse e até algumas paredes, caso a alvenaria não seja estrutural.

Muito importante: sempre conte com acompanhamento de um profissional e ART (anotação de responsabilidade técnica). Contate a Zinz para saber mais!

Sobre os móveis

Nas sacadas com churrasqueira, sempre se atente à necessidade de um fechamento melhor dos dutos de ar dentro do condomínio. Existem alguns prédios onde esse fechamento não é 100% vedado, o que pode causar cheiro de fumaça na sua futura sala de jantar.

Pias, mesas e outros móveis também devem ser pensados antes da

Definir os materiais

Enchimento do piso

Para o nivelamento de pisos, contrate empresa especializada para aplicação de contra-piso com concreto leve e assinatura de ART, responsabilizando o engenheiro por possíveis danos estruturais, como trincas, rachaduras e vazamentos no andar abaixo.

Piso laminado

Prefira sempre os pisos mais leves, como laminado, em busca da redução de peso na sacada

Vidro temperado

O vidro utilizado para o fechamento deve ser laminado ou temperado, o que evita o estilhaçamento no caso de quebra por conta de impacto. Além disso, pode contar com uma película antiestilhaços para garantir ainda mais segurança.

O material utilizado deve atender à norma NBR 16.259:2014, promulgada pela ABNT para sistemas de envidraçamento de sacadas e que garante a resistência a ventos de até 350 km/h.

Quanto custa fechar varanda ou sacada com vidro?

Nesse processo todo, você pode esperar gastar em média R$ 600 / m² de sacada.

Por exemplo:

Fechar varanda ou sacada com vidro valoriza o imóvel?

Em geral, sim!

Principalmente se tiver uma vista bonita, a sacada envidraçada e integrada podem causar uma excelente primeira impressão no possível comprador e na família (ponto crucial na decisão de compra de imóvel), caso em que esse custo pode ser contado como um investimento!

[formidable id=”13″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *