A maior plataforma de contratação de construtoras

9 dicas para acertar nas instalações elétricas da sua casa

Você faz suas instalações elétricas em casa ou chama um eletricista? Todo mundo que cuida da própria casa já chegou em uma situação com instalações elétricas, seja simples como troca de lâmpada ou complexo como uma instalação residencial inteira nova. Hoje vamos dar algumas dicas para acertar nas instalações elétricas que você não pode perder!

Obs.: Se quiser ver dicas sobre as melhores práticas em instalações hidráulicas, veja esse post!

Dica nº 1: Contrate profissionais

A primeira dica e mais importante é: sempre conte com a ajuda ou supervisão de um profissional. Instalações elétricas podem ser perigosas e instaladores casuais ou amadores podem causar queima de equipamentos, lesões sérias e até incêndios.

Pensando nisso, a Zinz disponibiliza o contato de vários empreiteiros e instaladores que podem te ajudar. Entre em contato pelo formulário!

[formidable id=”13″ title=”1″]

Dica nº 2: Instale o quadro de energia em local fácil

O quadro deve estar em local acessível em caso de quedas ou em manutenções. Recomenda-se que ele seja perto da entrada de energia da casa ou do apartamento para minimizar o comprimento da fiação de entrada.

Dica bônus: evite instalar o quadro em local molhado ou molhável, como cozinha, área de serviço ou área externa.

Dica nº 3: Preste atenção nos sinais que a instalação dá

Fique atento e reaja com presteza ao primeiro sinal de:

Ao identificar qualquer um desses fatores, contate imediatamente um profissional para executar uma vistoria e as eventuais manutenções que sejam necessárias.

Dica nº 4: Revise o dimensionamento dos cabos

A bitola dos fios, geralmente medida em mm² (milímetros quadrados) deve seguir NBR 5410. Se não puder consultar, siga as bitolas mínimas como segue:

Além da bitola, a instalação deve ser bem feita, com conexões apropriadas par evitar choques, fios derretidos e cheiro de queimado.

Dicas de instalações elétricas eletricista trabalhando zinz

Dica nº 5: Atente-se à quantidade de tomadas

Para evita os benjamins, ou famosos tês, é necessário que tenhamos no recinto quantidade adequada de tomadas. A NBR 5410 estipula o mínimo de:

Dica nº 6: Utilize filtro de linha

Se o número de tomadas realmente for insuficiente, evite o benjamin, ou tê, e use filtro de linha, também conhecido como régua.

A proteção do filtro de linha aos equipamentos é feito com fusível e garante que eles não sofram sobrecarga vinda da rede e a tomada em que está ligado não seja sobrecarregada.

Dica nº 7: Utilize o aterramento nas instalações elétricas

Ignorado por muitos, o terceiro pino da tomada serve para a proteção dos equipamentos e sistema elétrico. Isso porque no caso de uma sobrecarga no sistema, o terceiro pino evita que a corrente excessiva cause problemas direcionando-a para a terra (sim, literalmente para a terra).

Aterramento elétrico conector haste de aterramento instalações zinz

Dica nº 8: Manutenebilidade

Já falamos aqui no blog sobre manutenção preventiva e corretiva, mas é importante também ressaltar o cuidado com a manutenebilidade lá na fase de projeto.

Isso significa projetar a estrutura, paredes e mesmo a instalação elétrica de forma que a manutenção seja fácil. Evite:

Dica nº 9: Separe fiação elétrica e lógica

Quando há a junção desses sitemas (elétrico e lógico) nos mesmos conduítes, temos muitos problemas com interferência. Isso significa internet mais lenta e com a possibilidade da perda de pacotes de dados.

E ai, o que achou dessas dicas?
Em momento nenhum a intenção é incentivar as pessoas a fazerem as coisas por conta própria sem conhecimento. Procure um profissional!

[formidable id=”10″ title=”1″]