Revestimentos da moda em 2021
Imagine o cenário. Você vai construir ou reformar e chegou a hora de pensar nos revestimentos do imóvel, mas já está cansado dos mesmos materiais de sempre. “Opa, mas estou nessa situação agora!” Então veio ao lugar certo, porque nesse post vamos falar dos revestimentos da moda em 2021. Fica ligado!
A pandemia de COVID-19 trouxe à vida do brasileiro (e do mundo todo) uma preocupação maior com os materiais utilizados em sua casa. A tendência é que as pessoas se preocupem cada vez mais com a saúde e a proteção contra virus e bactérias. O primeiro passo para isso é ter uma casa com revestimentos mais lisos e que não acumule sujeira, como por exemplo:
Superfícies de quartzo
Por que usar?
Superfície monolítica (uniforme e sem emendas), com alta resistência a cortes e à ação de produtos ácidos, como limão e vinagre.
Limpeza simples e fácil, sem necessidade de produtos complicados. Não é poroso e, por isso, não mancha.
Evita aglomeração de micróbios como fungos e bactérias.
Visual diferenciado para sair do tradicional granito ou mármore.
Dá liberdade ao designer para integrar a bancada ou móvel ao restante do ambiente de forma muito fluida e elegante.
Por outro lado…
Panelas e vidros quentes, quando diretamente em contato com a bancada, podem danificá-la.
É frágil à radiação solar ou lâmpadas que emitem raios UV. Podem aparecer manchas e amarelamento.
Porcelanato em peças grandes
Já ouvir que quanto maior o porcelanato, mais bonito? Os designers levaram esse ditado a proporções ainda maiores com peças de até 1 metro x 3 metros.
Tenha mais uniformidade do piso com menos juntas e emendas
Sempre preste atenção na instalação para que a argamassa utilizada seja a ideal e que haja preenchimento completo sob as peças.
Piso vinílico
O revestimento vinílico voltou com tudo em 2021! Como falamos nesse post, há muitas vantagens no seu uso, mas uma das principais é a limpeza. Ela garante que não haverá acúmulo de sujeira e patógenos (vírus, bactérias, fungos, etc.)
Tecnologias nocivas a vírus e bactérias
Esses produtos ainda estão em fase de desenvolvimento porque a demanda é relativamente nova. Apesar disso, já existem hidrofugantes (que repelem a água e evitam que o piso fique piso molhado) e outros produtos com tecnologias antivirais para aplicar nos revestimentos e móveis que podem ajudar nesse sentido. Vale a pena conferir.
Tecnologias sustentáveis
O consumo consciente e a conexão entre as pessoas e o meio ambiente vem crescendo nos últimos anos.
Obs.: inclusive, o Fundo Verde, que investe em empresas sustentáveis, foi um dos fundos de investimentos que mais cresceu em 2021.
Nesse sentido, os materiais usados na construção civil tendem a ter menor impacto ambiental, principalmente se considerarmos que nossa indústria é a que mais afeta o ecossistema.
Alguns exemplos são:
- Concreto reciclado, em que os agregados vem de reutilização
- Materiais biodegradáveis em embalagens de produtos
- Lâmpadas de LED
- Tijolos ecológicos
- Isolamento ecológico
Porcelanato líquido
O porcelanato líquido, na verdade, não é uma placa “líquida” de porcelanato, que nada mais é do que uma cerâmica, mas sim um outro material.
Muito versátil, mas relativamente custoso. Falamos muito sobre ele nesse artigo!
Tem mais alguma tendência de revestimentos da moda em 2021 que você percebeu e não está aqui? Nos conte nos comentários.
Não deixe de nos seguir nas redes sociais!