A maior plataforma de contratação de construtoras

Instalações hidráulicas em obras: do projeto à execução

Todo engenheiro ou construtor que se preze se preocupa muito com a boa execução das instalações hidráulicas em obras. Isso é porque esse sistema é um dos mais utilizados e dos que podem trazer mais problemas, caso feitos de maneira errada ou impensada.

Instalações hidráulicas em obras água corrente em fonte

Desde a invenção do encanamento interno, as instalações hidráulicas têm sido parte essencial das casas e prédios.
John Harington, afilhado da rainha da Inglaterra à época, Elizabeth I, em 1596, inventou precursor do vaso sanitário com descarga e Alexander Cumming em 1775 patenteou o equipamento em si. Desde então a moda pegou e ninguém mais pensa em encanamento externo, a não ser em áreas muito remotas ou carentes.
O chuveiro foi inventado em 1810 para substituir os desajeitados banhos de banheira e aumentou a complexidade das instalações.

Projeto Hidráulico e Normas

O projeto hidráulico é parte dos projetos complementares de uma obra e segue várias normas regulamentadoras, sendo algumas delas:

O planejamento, como já falamos em vários post, como esse, melhora a eficiência de todos os sistemas envolvidos. Ele evita problemas futuros e evita gastos inesperados.

Planejamento de instalações hidráulicas em obras

Não é diferente para instalações hidráulicas em obras. Um projeto hidráulico compatibilizado com o restante, aliado a boa mão-de-obra e materiais adequados, vai fazer com que o cronograma e orçamento sejam seguidos à risca.
Procure um Engenheiro Civil para o seu projeto antes de iniciar qualquer obra!

Manutenção Preventiva: antecipe-se aos problemas!

Como falamos nesse post, a manutenção preventiva é a forma mais barata de manter tudo em funcionamento. Para isso, são necessárias 2 coisas:

Manutenebilidade (sim, essa palavra existe e é muito importante!)

Significa o projetista se preocupar com a facilidade que os trabalhadores terão em fazer manutenção no sistema. Algumas práticas não recomendadas: fechar tubos com alvenaria e colocá-los em locais de difícil acesso.

Plano de manutenção

Seguir o plano desenvolvido pelo Engenheiro Civil responsável. A falta de atenção a esse plano pode gerar até uma quebra de garantia, então tenha cuidado!

Torneira vazando manutenção hidráulica

Quais materiais usar nas instalações hidráulicas em obras?

Antigamente o uso era majoritariamente de ferro fundido e cerâmica mas, com o avanço da tecnologia, migramos para o PVC. Hoje a maioria das instalações hidráulicas prediais é feita com tubos de PVC, mas temos, também, alguns outros presentes:

Como escolher a mão-de-obra para instalações hidráulicas em obras?

A complexidade dessas instalações é maior do que no restante da obra, o que significa que a escolha dos profissionais tem que ser muito bem feita. Conte sempre com profissionais com experiência, que sigam as normas e orientações do mestre de obras e do engenheiro e que mostrem referências.

Materiais para instalações hidráulicas em obras

Quais são pontos a me preocupar?

Verifique se o sistema construtivo é compatível com a disposição da tubulação
Faça testes de fluxo na tubulação de esgoto
Faça testes de carga na tubulação de água fria
Sempre que possível, atue na pré-montagem dos kits no canteiro, para agilizar a instalação na obra e evitar falhas
SEMPRE verifique o trabalho feito

Nos conte o que achou!

Se você já sofreu por não seguir alguma dessas recomendações ou tem alguma que não listamos aqui, nos conte nos comentários!