Boas práticas de instalações hidráulicas: dicas e macetes
Não tem nada mais chato do que cheiro saindo pelos ralos, uma poça surgindo no forro do banheiro ou um chuveiro sem pressão, ne? Para garantir que essas coisas não aconteçam ou mesmo corrigi-las quando acontecerem, é necessário certo domínio do assunto. Seja você novato, entusiasta de pequenos consertos domésticos ou profissional, você não vai querer começar uma obra sem ler essas boas práticas de instalações hidráulicas!
Obs.: veja esse post para dicas de instalações elétricas!
Dica nº 1: Contrate profissionais
A primeira dica e mais importante é: sempre conte com a ajuda ou supervisão de um profissional. Instalações hidráulicas podem ser complexas e instaladores casuais ou amadores podem causar grandes transtornos futuros, principalmente em prédios, e mau funcionamento dos equipamentos.
Pensando nisso, a Zinz disponibiliza o contato de vários empreiteiros e instaladores que podem te ajudar. Entre em contato pelo formulário!
Dica nº2: Execute o projeto à risca
Parece óbvio, mas é necessário frisar que o projeto hidráulico deve ser seguido à risca. Principalmente com as novas técnicas de compatibilização de projetos, as posições dos canos importam muito para as outras instalações também.
O cano que ficar 10 cm ao lado ou acima do estipulado pode causar um tremendo problema para o próximo instalador que for fazer seu trabalho.
Dica nº 3: Elabore o As Built
As Built é o termo em inglês que significa “como construído”. na impossibilidade de fazer a instalação exatamente como está no projeto, deve ser elaborado um novo projeto com as medidas e posições que estão executadas na realidade.
Procure um engenheiro civil para garantir que todas as mudanças foram relatadas e utilizar as notações corretas.
O seu “eu” do futuro agradece quando não furar nenhum cano por engano. Rs
Dica nº 4: Registros em todos os locais
Instalar registros pode ser chato e até caro, mas garanto: evita MUITOS problemas depois. Imagine como é uma manutenção em um prédio em que o único registro é o de saída da caixa d’água?
Por isso, de alguns anos para cá, os projetos hidráulicos têm sido feitos para incluir um registro para cada cômodo ou local em que existe pontos de água.
Deixe o registro em local acessível (não em cima do forro ou no telhado) para que, a qualquer problema ou necessidade, ele possa ser fechado.
Dica nº 5: Teste a tubulação
Antes de fechar a parede, é importantíssimo testar todo o sistema hidráulico. Isso se faz pressurizando o encanamento com a água da operação, já com a pressão da caixa d’água. Isso vai evitar quebra-quebra e retrabalho, que no final gera custo e incômodo para os usuários.
É boas prática de instalações hidráulicas testar também, a pressão existente para verificar se a pressão instalada é igual á pressão projetada, já que a diferença pode causa:
- Desgaste excessivo dos componentes e até rompimentos, caso a pressão seja maior
- O funcionamento de chuveiros, máquina de lavar e outros equipamentos pode ficar prejudicado, caso a pessão seja menor.
Para ambos os casos, uma válvula reguladora de pressão é a solução, já que evita a flutuação da pressão no sistema hidráulico.
Dica nº 6: Limpeza
Limpe as caixas d’água a cada 6 meses para evitar o acúmulo de sujeira nas paredes e no fundo. Aproveite para verificar o funcionamento da boia de nível.
Dica nº 7: Cuidado com o esgoto
Essa dica na verdade pode se transformar em 2 boas práticas de instalações hidráulicas, vamos lá:
Não utilize curvas de 90º
Na tubulação de esgoto, a pressão que atua na passagem é bastante alta e repentina, o que significa que devemos deixar o “caminho” o mais suave possível. Não utilize curvas ou junções com 90º para evitar o acúmulo de pressão e de resíduos.
Utilize tubulação de ventilação
Ela vai garantir que a pressão dentro da tubulação de esgoto é sempre a atmosférica, assegurando que o sistema não vai romper. Como você pode imaginar, o rompimento de uma tubulação como essa pode causa bastante incômodo.
Dica nº 8: Caixa de descarga
Para evitar contas astronômicas de água, a maioria dos projetos já prevê a instalação de caixa de descarga (aquela caixa que fica atrás do vaso). Isso porque a válvula de descarga fixa na parede sofre muita pressão e é comum que vaze. Mesmo um vazamento pequeno pode causar um grande prejuízo no final do mês.
Dica nº 9: Utilize materiais adequados
Para garantir, recomendamos que todos os tubos e conexões comprados sejam da mesma marca e linha. Mesmo com as mesmas especificações, as diferenças em fábricas distintas podem causar vazamentos por folgas ou mesmo romper alguns itens por estar mais apertado do que o previsto.
Na impossibilidade, procure fabricantes renomados e com controles rígidos de qualidade, como Tigre ou Amanco
Agora está mais preparado para iniciar sua obra, prestação de serviço ou mesmo arrumar aquele vazamento na sua casa?
Nos conte nos comentários!