A maior plataforma de contratação de construtoras

Construção sustentável na prática: o que é e como funciona?

Você já parou para pensar no impacto ambiental que a indústria da construção civil exerce no mundo?
Tem ideia de como aplicar a construção sustentável na prática?

Estima-se que 35% dos recursos naturais retirados da natureza são utilizados na construção civil, o que torna essa indústria a maior consumidora de recursos naturais do mundo! Além, é claro, de todo o resíduo gerado pelas construções que na maioria dos casos não é otimizado para o menor desperdício e nem para a destinação final correta.

Mas aí você me pergunta: e como podemos começar o processo de diminuir o impacto da construção no meio ambiente? Será que isso vai ser custoso para a minha construtora? Fica ligado que eu respondo.

Afinal, o que é construção sustentável?

É possível definir Construção Sustentável como um conjunto de medidas adotadas durante todas as etapas de projeto e obra que visam a sustentabilidade da edificação.

Também podemos definir Construções Sustentáveis como sendo um sistema construtivo que promove intervenções sobre o meio ambiente, adaptando-o para necessidades de uso, produção e consumo humano, sem esgotar recursos naturais, preservando-os para gerações futuras.

Nada mais é do que trabalhar os ambientes construídos com consciência do meio social, econômico e ambiental em que esses empreendimentos estão inseridos.

Mas e na prática? Como funciona?

Para desenvolver uma construção sustentável, o profissional da construção civil deve pensar na sustentabilidade durante todas as fases do ambiente construído:

  1. Idealização;
  2. Concepção
  3. Viabilização;
  4. Projeto;
  5. Construção;
  6. Uso;
  7. Manutenção;
  8. Demolição (final da vida útil).
Construção sustentável casa planejada paines solares usina eolica zinz

Existem alguns conceitos e ferramentas na arquitetura e engenharia que podem ajudar a desenvolver construções mais sustentáveis em nosso dia a dia, como por exemplo: utilização de madeiras reflorestadas e certificadas, uso de esquadrias eficientes para controle de iluminação/ventilação, geração de energia elétrica a partir do uso de painéis fotovoltaicos, captação e reuso de água da chuva, uso de materiais reciclados, entre outros.

Selos para reconhecimento de construção sustentável

Atualmente existem algumas certificações no Brasil e no mundo que auditam empreendimentos sob a visão da sustentabilidade.

O selo mais importante e respeitado é a Certificação LEED, concebida e concedida pela organização não governamental USGBC (United States Green Building Council). É um selo com origem nos Estados Unidos e que hoje está presente em 167 países. Até 2018 foram registrados 531 empreendimentos com certificação LEED no Brasil.  Também existem outros selos muito importantes e relevantes para o mercado da construção, como o Selo Aqua, desenvolvido e aplicado pela Fundação Vanzolini com base na certificação francesa Aqua-HQE; e o Selo Casa Azul, criado pela Caixa Econômica Federal especificamente para o mercado brasileiro.

A autora

Esse artigo foi escrito por:

Giovanna Ferreira Alves, engenheira civil por formação e apaixonada pelo mundo e meio ambiente. Buscando formas de levar a sustentabilidade para as pessoas através da engenharia. Fundadora da Ekogaia Engenharia, empresa voltada para construção sustentável em Curitiba. Atualmente cursando Especialização em Projetos Sustentáveis e Inovações Ambientais na UFPR e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, na área de Sustentabilidade no Ambiente Construído, também pela UFPR.

[formidable id=”10″ title=”1″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *