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Orçamentação de obra: como fazer um orçamento preciso?

Você já teve problemas no final de uma obra porque não previu algum custo ou esqueceu de uma etapa da orçamentação? Você vê a orçamentação de obra como um serviço a ser vendido? Qualquer que seja o seu objetivo, esse artigo é para você. Leia até o final para entender como fazer um orçamento nota 10!

Orçamentação de obra, ilustração de calculadoras e livros para fluxo de caixa

Antes de iniciar a parte prática, vamos entender um pouco mais sobre os termos usados:

Diferença entre orçamento e orçamentação

Esses termos se confundem bastante na construção civil, mas significam coisas bem diferentes:

Orçamentação é o processo de calcular os custos de um empreendimento, considerando todas as variáveis que incidem no preço final.

Orçamento, por sua vez, é o produto final da orçamentação. É um documento identificando o os custos detalhados

Por que fazer?

Parece até uma coisa básica explicar a importância de um orçamento. Ele é primordial para a previsão de custos e, por consequência, para o estudo de viabilidade. Veja mais sobre esse estudo nesse post.

Outro aspecto é a importância de um orçamento bem feito. Não adianta apenas fazer contas “de padeiro” e torcer pelo melhor. Pode dar certo muitas vezes, seja por sorte ou por um bom feeling, mas em um mundo em constante mudança, todas as nossas certezas devem ser revistas regularmente.

Orçamentação de obra, homem calculando

O orçamento (ou o custo) é parte do triângulo de ferro de qualquer projeto, juntamente com cronograma e escopo.

Passo a passo do orçamento de obra

Como a maioria dos posts no nosso blog diz, a primeira coisa a se fazer é imagina o resultado esperado e definir, com isso, escopo. Nesse artigo falamos de várias definições que vamos usar aqui.

Tendo essa imagem clara, vamos segmentar o empreendimento em partes menores.

Itens a considerar durante a orçamentação de obra:

Orçamentação de obra mulher calculando

Terreno

O custo de aquisição do terreno pode ser monetário ou em bens, como outros imóveis, veículos, apartamentos no próprio prédio, etc. A parte importante é que o custo referente a isso deve estar presente na conta.

Documentação

Contar averbação de terreno, aprovação de projetos na prefeitura, licenças de órgãos ambientais, despesas com cartório e até ITBI.

Serviços preliminares

Movimentação de terra, ligação elétrica e hidráulica provisória, infraestrutura básica (caso o terreno não tenha)

Materiais, mão-de-obra e serviços

Aqui vamos listar todos os recursos a serem utilizados na obra em si, sejam eles serviços, pessoas ou materiais. O quantitativo vem do levantamento dos serviços necessários para integralizar o escopo.
Esse provavelmente é o passo mais trabalhoso de um orçamento porque demanda algumas etapas:

Orçamentação de obra, gráficos de orçamento, dashboards

BDI: impostos, administração, etc.

A sigla BDI significa bônus e despesas indiretas e se refere a todos os itens que devem ser acrescidos ao custo (ou ao preço, veremos isso abaixo) para que o empreendimento se faça lucrativo.

O que deve ser acrescido ao custo?

Itens do BDI na parte de cima da fração:

O que deve ser acrescido ao preço?

Impostos e outros valores que incidem sobre o preço, portanto na parte de baixo da fração:

Sendo assim, a fórmula para o cálculo do BDI tem os seguintes fatores:

Fórmula do BDI bonus e despesas indiretas

Perceba que esse valor é uma porcentagem (%), então o preço final do produto é:

Preço = Custo * BDI

Se precisar de ajuda com a conta, use uma Calculadora Online

Momento aula de orçamentação de obra:

Por exemplo, tenhamos os custos:

Custo da obra = 190 000
Preço = 243 200

Portanto, se o produto for vendido por mais de 243,2 mil, esse empreendimento será um sucesso!

E você, vai seguir essas dicas para melhorar a sua orçamentação de obra? Mande para a sua equipe e troquem ideias!

Nos conte o que achou e nos ajude a sempre melhorar!